Reputação corporativa e os stakeholders: entenda como o bom relacionamento é a base da reputação da sua marca
Algo difícil de conquistar e facilmente perdida, a reputação corporativa é o que muitas vezes protege um negócio em tempos de crise e o ajuda a crescer sem grandes percalços. Esta reputação também pode ser compreendida como a percepção que a empresa construiu ao longo dos anos para diferentes públicos, como investidores, colaboradores, fornecedores e os consumidores – também chamados de stakeholders.
Já falamos sobre diferentes aspectos ligados à reputação corporativa em outros posts. Mas, dessa vez, queremos ajudar a entender a importância de conhecer e trabalhar os diferentes públicos que compõem a sua marca.
Atenção aos stakeholders
O stakeholder é qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa. Em uma tradução livre para o português, o termo significa parte interessada. O termo é utilizado em estratégias de comunicação corporativa no intuito de modificar um comportamento muito comum dentro de algumas organizações: se preocupar exclusivamente com números, lucros, prejuízos e resultados – um caminho pouco satisfatório quando falamos em reputação.
Toda marca precisa gerar um impacto de valor a todos os grupos que fazem o negócio funcionar. Clientes, colaboradores, fornecedores, grupos específicos da sociedade, pares do setor, concorrentes, acionistas…. São vários os grupos possíveis e cada empresa tem os seus específicos.
O ideal é encontrar um objetivo em comum entre todos os indivíduos e organizações que são impactados pelo seu negócio. Apenas dessa maneira é possível garantir um crescimento sustentável da sua organização. A partir do conceito que você sabe que os públicos têm sobre a sua marca, é possível traçar objetivos mais ou menos audaciosos e contar com o engajamento dos públicos para o crescimento do negócio.
Se os clientes não demonstrarem mais interesse pelo seu produto ou se os seus funcionários não estiverem motivados para seguir com a produção, haverá impacto no valor do negócio. A sua empresa gerando pouco valor também impactará nos investidores e bancos, por exemplo. Logo, toda a cadeia de interessados precisa estar conectada e engajada ao negócio. Desse modo, a sua reputação corporativa estará a salvo e os demais processos fluirão melhor.
E mais: se a sua empresa tem uma boa reputação, você pode contar com uma maior participação de mercado. Isso porque a reputação é construída com base em um relacionamento sólido com todos os envolvidos (não esqueça disso, ok?). Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira e saiba mais sobre o serviço de comunicação corporativa desenvolvido pela Éfe.
O que pode destruir a reputação de uma marca?
21 de julho de 2021 @ 02:43
[…] operacionais, falhas no atendimento e outras situações podem dar início a destruição da reputação corporativa de uma empresa. Vale ressaltar que não são apenas os grandes erros que afetam a autoridade da marca, até mesmo […]
Covid-19: como está sendo o posicionamento das marcas na pandemia - Efe Reputação
13 de agosto de 2021 @ 08:21
[…] foi ganhando relevância na medida em que as organizações se aproximavam cada vez mais do seu público. Agora, com a pandemia em curso, saber se posicionar se tornou ainda mais essencial. O […]
Entenda a relação entre reputação de marca e fidelização do cliente - Efe Reputação
25 de janeiro de 2022 @ 21:02
[…] novos produtos, novas experiências, trazendo novidades e, principalmente, mantendo um padrão de relacionamento saudável com os seus […]
Éfe Reputação passa a fazer parte do movimento Capitalismo Consciente - Efe Reputação
4 de abril de 2022 @ 20:32
[…] Criada em outubro de 2021, a Filial Regional do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) no Rio Grande do Sul – da qual a Éfe faz parte – completou cinco meses de atuação no ecossistema empresarial gaúcho. A unidade faz parte de um movimento que surgiu em 2007 e trabalha para disseminar os princípios do Capitalismo Consciente através de quatro pilares: Propósito maior, Liderança consciente, Cultura consciente e Orientação aos stakeholders. […]
Rolex é a empresa com a melhor reputação corporativa de 2022 - Efe Reputação
18 de abril de 2022 @ 14:29
[…] Wright-Ford, isso pode indicar que as empresas estão prometendo mais do que entregam aos seus stakeholders. A manutenção de uma boa reputação depende, porém, do alinhamento entre discurso e […]
Por que adotar estratégias de ESG ajuda a melhorar a reputação corporativa? - Efe Reputação
30 de setembro de 2022 @ 15:31
[…] desde 2015 atrela 10% da remuneração variável aos objetivos ESG. Ao compartilhar as metas com todos os funcionários, a empresa torna mais claro para cada um qual o seu papel e como seu trabalho ajuda a alcançar […]