Reputação corporativa e os stakeholders: entenda como o bom relacionamento é a base da reputação da sua marca

Algo difícil de conquistar e facilmente perdida, a reputação corporativa é o que muitas vezes protege um negócio em tempos de crise e o ajuda a crescer sem grandes percalços. Esta reputação também pode ser compreendida como a percepção que a empresa construiu ao longo dos anos para diferentes públicos, como investidores, colaboradores, fornecedores e os consumidores – também chamados de stakeholders

Já falamos sobre diferentes aspectos ligados à reputação corporativa em outros posts. Mas, dessa vez, queremos ajudar a entender a importância de conhecer e trabalhar os diferentes públicos que compõem a sua marca.

 

Atenção aos stakeholders

O stakeholder é qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa. Em uma tradução livre para o português, o termo significa parte interessada. O termo é utilizado em estratégias de comunicação corporativa no intuito de modificar um comportamento muito comum dentro de algumas organizações: se preocupar exclusivamente com números, lucros, prejuízos e resultados – um caminho pouco satisfatório quando falamos em reputação.

Toda marca precisa gerar um impacto de valor a todos os grupos que fazem o negócio funcionar. Clientes, colaboradores, fornecedores, grupos específicos da sociedade, pares do setor, concorrentes, acionistas…. São vários os grupos possíveis e cada empresa tem os seus específicos.

O ideal é encontrar um objetivo em comum entre todos os indivíduos e organizações que são impactados pelo seu negócio. Apenas dessa maneira é possível garantir um crescimento sustentável da sua organização. A partir do conceito que você sabe que os públicos têm sobre a sua marca, é possível traçar objetivos mais ou menos audaciosos e contar com o engajamento dos públicos para o crescimento do negócio. 

Se os clientes não demonstrarem mais interesse pelo seu produto ou se os seus funcionários não estiverem motivados para seguir com a produção, haverá impacto no valor do negócio. A sua empresa gerando pouco valor também impactará nos  investidores e bancos, por exemplo. Logo, toda a cadeia de interessados precisa estar conectada e engajada ao negócio. Desse modo, a sua reputação corporativa estará a salvo e os demais processos fluirão melhor.

 

E mais: se a sua empresa tem uma boa reputação, você pode contar com uma maior participação de mercado. Isso porque a reputação é construída com base em um relacionamento sólido com todos os envolvidos (não esqueça disso, ok?). Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira e saiba mais sobre o serviço de comunicação corporativa desenvolvido pela Éfe.