Qual a diferença entre marca e reputação?

Você aí, empresário ou profissional da comunicação, em algum momento já pensou sobre a diferença entre marca e reputação? A composição dos conceitos de marca e reputação é bem distinta, embora, quando juntos, eles se complementem. Uma marca forte pode auxiliar na construção de uma boa reputação, assim como uma boa reputação ajuda na construção de uma marca.

Isso demonstra o desafio que é gerenciar uma marca e a reputação de uma empresa de forma que ambas sejam positivas. Será difícil conciliar uma boa marca com uma excelente reputação? Pode-se afirmar que investindo e mantendo um gerenciamento de comunicação consistente, qualquer organização consegue chegar a um patamar positivo de marca e reputação.

De um modo simples e objetivo, é possível elencar o que caracteriza ambos os termos.

O que é marca?

  • é a soma de percepções, desenvolvida principalmente por clientes atuais e potenciais de uma empresa, acerca de seus produtos ou serviços;
  • trabalha com a promessa que a empresa, produto ou serviço realiza para seus consumidores;
  • trata da relevância e diferenciação da empresa, produto e serviço;
  • sua força depende de como a promessa realizada por ela foi entregue;
  • é algo emocional;
  • é amor;
  • faz com que as pessoas procurem por sua empresa, produto ou serviço;
  • é a história que uma empresa, produto ou serviço constrói sobre si mesmo;
  • é o que a empresa faz.

O que é reputação?

  • é a soma de percepções sobre ações corporativas da empresa;
  • é o grau em que as promessas são entregues e percebidas pelos públicos de interesse;
  • trata da legitimidade da empresa perante seus públicos;
  • sua força vem de uma série de fatores como desempenho financeiro, responsabilidade social, inovação das empresas e também da imagem de sua marca;
  • é construída por meio de experiências e formada racionalmente;
  • é respeito;
  • faz as pessoas serem fiéis a sua empresa, produto ou serviço;
  • é a história que todo mundo conta sobre a empresa, produto e serviço;
  • é o que a empresa é.

Se atente às últimas frases, não foi à toa que colocamos elas em destaque e vamos repeti-las aqui: marca é o que a empresa faz; reputação é o que a empresa é. Especialistas também afirmam que a reputação precede a marca, porque é ela que faz com que a gente se lembre do seu nome, das causas que defende, dos seus produtos. 

Logo que se atentar a essas diferenciações, fica mais fácil compreender a importância de fortalecer ambas. Como já mencionamos, não é impossível se manter estável, mas essa condição exige investimento em comunicação e marketing. Um planejamento de comunicação elaborado por profissionais da área pode ser um bom começo de garantia de excelência para a sua empresa. Não há relacionamento sem comunicação – lembre-se disto! 🙂

Quer saber mais sobre como construir a reputação da sua empresa e, assim, consolidar a sua marca no mercado? A Éfe pode te ajudar! Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira.