Blog da Éfe
O que a desclassificação de Wanessa Camargo no BBB nos fala sobre gestão de crise?
*Poli Lopes Não é novidade que a visibilidade dada aos participantes do BBB impacta em suas reputações, pro bem e pro mal. Em 2024, a cantora Wanessa Camargo enfrentou, ainda na casa, uma grande crise de imagem, a qual não se encerrou com sua saída “pelos fundos” do programa. Acusada de racismo desde o início, […]
Uma lição de Reputação, Relevância e Autoridade com Beyoncé e Verizon Media no Super Bowl
Por Tamires de Moraes* O Super Bowl, transmitido no último domingo, é um dos maiores eventos esportivos do mundo e, por isso, muito esperado por quem curte o esporte e também pelos que gostam de analisar os marcos da comunicação, especialmente os relacionados ao intervalo do evento – o famoso Halftime Show. Grandes marcas gastam […]
Só pedir desculpas não resolve!
Por Poli Lopes* Minha quinta-feira foi marcada por algumas conversas sobre o momento em que Mark Zuckerberg, CEO da Meta, pede desculpas aos pais de crianças vítimas de abuso infantil no Instagram. A cena aconteceu ontem, durante a audiência do Comitê Judiciário do Senado dos EUA sobre segurança infantil. Apesar de, pessoalmente, achar esse pedido […]
Assessoria de imprensa é coisa do passado? Não na era digital
Vivemos em meio a um fluxo incessante de informações digitais: sites, blogs, redes sociais, aplicativos de troca de mensagem… tudo isso em crescimento exponencial, afinal, surgem novos canais, ferramentas e tecnologias todos os dias. Nesse mundo dominado pelas redes sociais e excesso de informações (muitas delas de qualidade duvidosa), a assessoria de imprensa emerge como […]
Quando falta empatia e transparência na gestão de crise, todos perdem
Quando nos deparamos com situações de crise, especialmente aquelas que afetam serviços básicos essenciais, a comunicação desempenha papel crucial. Há uma semana, vemos Porto Alegre sofrer com as consequências de um forte temporal e de uma gestão de crises cheia de fragilidades por parte de órgãos públicos e empresas responsáveis pelo fornecimento de serviços básicos, […]
Fim de ano é época de feedback? Uma conversa sobre liderança
Dezembro não é apenas um mês de festas e celebrações; é também o momento em que paramos para refletir e avaliar o ano que passou. Isso acontece na nossa vida pessoal e no universo corporativo: avaliamos nosso trabalho e, quando estamos em posição de liderança, os dos nossos liderados. É quando o feedback emerge como […]
Se as IAs Generativas estão mudando o futuro do trabalho, você precisa ser o piloto da sua mudança!
Em outubro, nossa equipe participou do Sapiranga Summit, maior evento de inovação e tecnologia do Vale do Sinos – e terceiro maior summit do Estado – e um dos principais assuntos abordados foram as inteligências artificiais generativas. A IA não é uma novidade, desde 1950 se fala sobre ela e o avanço do Processamento de […]
Planeje a comunicação do seu negócio para 2024 em 8 passos
Nós explicamos aqui porque você deve aproveitar que estamos entrando no último trimestre de 2023 para colocar no papel o planejamento de comunicação e marketing do seu negócio para 2024. Para ajudar você a iniciar o processo, preparamos um checklist com 8 passos: Liste os objetivos do negócio, que precisam ser comunicados para os stakeholders; […]
Vai planejar a comunicação de 2024? Mantenha a coerência começando pelo porquê!
Antes de falarmos sobre o que estará contemplado no planejamento de comunicação e marketing, precisamos ter bem claro o porquê fazer. Atenção, não estamos falando daquele porquê do propósito, de algo maior como mudar o mundo, mas sim de ter clareza sobre os objetivos que movem a empresa, sejam eles de negócios, sociais, recursos humanos, […]