Blog da Éfe
Como saber se a Assessoria de Imprensa dá resultado?
Recentemente, o Núcleo de Assessoria de Imprensa da Éfe fez uma reformulação nos relatórios de mensuração de resultados dos nossos clientes. Enxergamos a necessidade de trazer ainda mais dados relevantes sobre as inserções conquistadas e principalmente, indicadores de desempenho, para comprovar a relevância das estratégias utilizadas. O uso de indicadores permite que as empresas acompanhem […]
Autenticidade: o que os restaurantes de Gramado podem nos ensinar sobre o conceito
A gestão de reputação deve ser pautada por três conceitos básicos: autenticidade, agilidade e alinhamento. Expliquei essa tríade em outro conteúdo, mas retomo a autenticidade por conta de uma visita à Serra Gaúcha, inspirada pelo que vi e vivi (e as conversas que tive) em Gramado. Autenticidade pode assumir rumos completamente diferentes a depender do […]
Estratégia de PR contribui para recorde de público do Estância da Arte na Expointer
Destacar uma iniciativa cultural em um evento de agronegócio. Esse foi o desafio do time de PR da Éfe Reputação ao assumir, em 2023, a assessoria de imprensa e a execução da ação de relacionamento do projeto Estância da Arte, uma iniciativa da produtora Simples Assim que celebra a cultura do campo gaúcho por obras […]
Como IAs generativas podem impactar a reputação das marcas
Lembra dessa imagem? Em julho de 2023, o comercial dos 70 anos da Volkswagen no Brasil estrelado por Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, assustou muita gente e abriu um leque de debates, desde os limites do uso das tecnologias até o nosso direito de uso de imagem pós-morte. Muita água rolou depois dessa campanha e […]
A CazéTV chegou para tirar o lugar da mídia tradicional?
Resposta e spoiler: tem lugar para todos! Que a CazéTV é um fenômeno da internet, ninguém tem dúvidas. Mas será mesmo que os youtubers vieram para tirar o lugar da televisão? Em 2022, o canal de Casimiro Miguel exibiu diversos jogos da Copa do Mundo do Catar – e pela primeira vez, a Globo dividiu […]
Netfive + Éfe: em quatro anos, mais de 500% de crescimento no número de inserções conquistadas
Em 2024, a Éfe Reputação completa quatro anos à frente da assessoria de imprensa da Netfive, empresa especializada em estratégia de segurança da informação. Nesse período, acompanhamos o crescimento e as conquistas da empresa, além de muitos marcos significativos, o que inclui a construção da autoridade da empresa e reputação positiva. O desafio inicial […]
O que as marcas podem aprender com as Campanhas Eleitorais
O conceito de comunidade tornou-se central na dinâmica de comunicação das plataformas sociais, onde muitas marcas buscam construir uma comunidade engajada. Nos períodos eleitorais, o conceito de comunidade é amplamente utilizado para ampliar o alcance e engajar os eleitores. Políticos investem não apenas em publicidade, mas também em construir comunidades fortes que possam propagar suas […]
Como a assessoria de imprensa pode contribuir com a reputação de uma empresa
A reputação de uma empresa é um de seus ativos mais valiosos – e frágeis ao mesmo tempo. Construir e manter uma imagem positiva junto ao público e aos diferentes stakeholders exige um trabalho estratégico e constante – e é aqui que a Assessoria de Imprensa desempenha um papel fundamental. Se bem utilizado, o trabalho […]
O que os preços da água mineral nos ensinam sobre reputação
Um tempo atrás vi uma placa de uma distribuidora de água com os preços dos galões de 20 litros num bairro popular de Porto Alegre. Estavam listadas cinco marcas, com valores que variavam entre R$ 7 e R$ 24. A única marca “conhecida” (pelo menos pra mim e na minha pequena bolha) era a […]