Blog da Éfe
Tendências de comunicação para 2025 (e além)
A comunicação está em constante transformação e 2025 promete ser um ano de mudanças ainda mais aceleradas. Com tecnologias que redefinem a maneira como nos conectamos a tendências que colocam o humano no centro das estratégias, as marcas precisam se adaptar para se manterem relevantes. Nós selecionamos as quatro principais tendências que já se apresentaram […]
O que a crise da carne no Carrefour ensina sobre reputação de marcas globais
A mais recente crise do Carrefour mexeu com um dos grandes ativos do Brasil: a reputação, mercado internacional, da carne produzida aqui. Desde as declarações do CEO do grupo, Alexandre Bompard, na semana passada, de que a “carne (do Mercosul) não atende às suas exigências e normas” e que, por isso, estaria suspendendo a venda […]
Qual é o impacto da falta de segurança digital na reputação de uma empresa?
Todos os dias, disponibilizamos centenas, milhares de dados pessoais e empresariais em ferramentas online, conscientemente ou não. Isso faz com que a segurança digital seja um ativo não só precioso, mas também vulnerável. Casos de violação, vazamento ou ataque cibernético colocam a reputação de empresas de todos os portes em risco, pois a confiança depositada […]
Éfe Reputação celebra 10 anos de atuação
A Éfe Reputação comemora a chegada aos 10 anos de atuação. Ao longo da década, a empresa acompanhou também a evolução do mercado, tendo na sua origem o foco em produção de conteúdo e marketing, depois somando assessoria de imprensa, até passar por um reposicionamento e adotar como carro-chefe a reputação de marcas. Os movimentos […]
Como liderar usando a Jornada do Herói e a Ética do Cuidado
Quais modelos de gestão e liderança sua empresa precisa adotar para prosperar em tempos desafiadores? E o que você, como líder, deve fazer para alcançar resultados sólidos enquanto gera impacto positivo na sociedade? Estas são algumas das reflexões que guiaram as palestras de duas grandes referências internacionais: Nilima Bhat, autora do best-seller Liderança Shakti, e […]
O que o Mc Donald’s nos ensina sobre gestão de crise?
Pessoas e marcas vivem em intensa exposição, e manter uma reputação corporativa sólida exige não apenas uma boa gestão de comunicação, mas também um planejamento para lidar com os cenários adversos que se impõem no dia a dia. Na semana passada, duas notícias colocaram a rede norte-americana de fast food McDonald’s no centro de crises […]
Em 2025, não esqueça da reputação do seu negócio
Estamos no último trimestre do ano, com todos seus eventos, finalização de projetos, metas a serem cumpridas e a necessidade de planejar o próximo ano. Seu planejamento estratégico ainda é aquele clássico, com metas de curto, médio e longo prazo, sem brechas para revisão e que, boa parte das vezes, vai parar dentro da gaveta? […]
O que o ranking das marcas mais valiosas do mundo nos diz sobre reputação
Nos últimos anos, as maiores marcas do mundo enfrentaram uma perda significativa de valor, totalizando US$ 3,5 trilhões desde 2000, de acordo com o relatório Best Global Brands 2024 da Interbrand. Embora o foco em resultados financeiros de curto prazo possa parecer atraente para muitas empresas, essa abordagem tem se mostrado insustentável a longo prazo. […]
Eleições 2024 e o impacto do seu posicionamento na reputação e nos negócios
Domingo, 6 de outubro: nesse dia, todos iremos às urnas votar nas pessoas que vão liderar nossas cidades pelos próximos quatro anos. Infelizmente, o que deveria ser a ‘festa da democracia’ tem se mostrado uma ‘festa estranha com gente esquisita’, para dizer o mínimo. O que dizer da cena lamentável que assistimos ao vivo, no […]