Blog da Éfe
4 dicas para desenvolver ou reforçar o posicionamento de marca
Bem, nós já explicamos aqui o que é e qual o objetivo do posicionamento de marca. Mas relembrando, basicamente o posicionamento é o que faz seu produto ou serviço conquistar um lugar na cabeça dos consumidores. Se formos simplificar a conversa, fazer o posicionamento da marca é decidir como quer que os clientes lembrem de […]
Posicionamento de marca: o que é e como reforçar?
Imagine essas duas situações: Situação 1: sua empresa já está no mercado, conversa com os clientes, está fazendo vendas e você quer crescer. Situação 2: você quer abrir um negócio. Tem a ideia, o produto/serviço e agora está criando sua marca para, logo mais, colocar o projeto na rua. O que ambas as situações têm […]
As marcas devem se posicionar diante de assuntos polêmicos?
2022, ano eleitoral. Polarização política. Causas bombando, pessoas engajando – ou criticando quem milita ou engaja. Nesse cenário, você acredita que apenas falar de seus produtos ou serviços é o suficiente? Ou você concorda que as pessoas, quando olham para as marcas, querem mais do que uma boa experiência: elas buscam por mais autenticidade e […]
O impacto negativo da prática do greenwashing na sua reputação
Você sabe o que é greenwashing? Explicando de forma bem simples, é uma prática adotada por algumas empresas de afirmarem uma preocupação ambiental, dizerem que são eco-friendly ou sustentáveis, mas, na verdade, isso fica só no discurso. Em português, o termo é conhecido como “maquiagem verde” ou “lavagem verde”. Talvez você já tenha lido alguma […]
Como o gerenciamento de crise colabora com a manutenção da reputação corporativa
Sua equipe trabalha meses, até anos, para construir uma boa reputação para a sua empresa. Os negócios estão crescendo, todas as pessoas no entorno da companhia – colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, stakeholders, imprensa, formadores de opinião — estão alinhadas com sua missão, visão e valores…Até que algo dá errado e uma crise de imagem surge […]
Celebridade ou influenciador: o que é melhor para a minha marca?
Recentemente, alguns empresários nos procuraram para pensarmos em ações de relacionamento para duas situações bem específicas: o lançamento de um produto e a renovação do público da marca. Ou seja, a conversa já partiu do princípio de que buscaríamos aproximar mais as marcas de pessoas com perfis bem ativos e engajadores, cujas comunidades já estivessem constituídas e […]
Éfe Reputação e De Bernt lançam publicação com insights sobre gestão de pessoas, reputação e comunicação
Resultado de uma colaboração entre Fabiane Madeira, Diretora e Head de Estratégia da Éfe, e Fábio Souza, CEO & Partner da De Bernt, o e-book “Pessoas no centro dos negócios: o South Summit Brazil que nós vimos (e queremos compartilhar com você)” destaca cinco insights pinçados pelos executivos das conversas de bastidores e palestras da […]
Como criar uma ação rápida de relacionamento para a sua empresa
Nós já falamos aqui que ações de relacionamento são fundamentais para a construção de uma boa reputação da empresa, de suas marcas e, claro, dos produtos ou serviços que presta. E isso vale para negócios de todos os portes! Mas se você ainda acha que se relacionar com formadores de opinião não é para o […]
Profissionais liberais também precisam de Assessoria de Imprensa?
Muito se fala sobre o trabalho que uma Assessoria de Imprensa pode desenvolver para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Porém, quem atua de forma independente e precisa administrar o próprio negócio, além de atender clientes e pacientes, também pode contratar esse serviço e contar com a Assessoria de Imprensa para conquistar […]