Vai planejar a comunicação de 2024? Mantenha a coerência começando pelo porquê!

Antes de falarmos sobre o que estará contemplado no planejamento de comunicação e marketing, precisamos ter bem claro o porquê fazer. Atenção, não estamos falando daquele porquê do propósito, de algo maior como mudar o mundo, mas sim de ter clareza sobre os objetivos que movem a empresa, sejam eles de negócios, sociais, recursos humanos, logística, ESG…

Essa clareza dos porquês, dos objetivos do negócio para 2024 (e mais além, também) é fundamental porque o planejamento de comunicação e marketing precisa contemplar essas necessidades. Se vamos comunicar um negócio visando fomentar sua reputação, essa comunicação precisa ser coerente com o que ela faz. Precisa ser de verdade!

Não adianta o planejamento de comunicação contar uma história se, lá na ponta, quando o consumidor tem contato com o produto, serviço ou o atendimento, ela não faz sentido nem retrata a realidade. É apenas uma história bonita sendo bem contada…

3 motivos para começar hoje o planejamento de comunicação

O planejamento estratégico de 2024 da sua empresa já está em andamento? Provavelmente sim! Então, por que o de comunicação continua parado? Não podemos prever tudo, mas precisamos pensar o futuro com cuidado, para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, quem não deixa o planejamento de comunicação pra última hora:

  1. Se antecipa às mudanças – como falamos lá no começo, o mundo está em constante transformação, e o mercado de comunicação não é diferente. Por isso, ao planejar, você olha para as tendências emergentes e fica mais preparado caso precise se adaptar rapidamente.
  2. Tem mais clareza da estratégia- ao ter ciência das estratégias corporativas que vão nortear o negócio no próximo ano, é possível definir metas claras de comunicação e alinhar todos os esforços para alcançá-las.
  3. Evita esforços desnecessários – o planejamento de comunicação evita a dispersão de esforços em atividades pouco produtivas. Por exemplo, se você sabe em que canais estão seus consumidores em potencial, não dedica tempo e recursos em plataformas que não vão colaborar com seus objetivos.

Quem comunica para fomentar a reputação pode vender mais e melhor

Nós já explicamos aqui e aqui, mas não custa lembrar: a reputação é um ativo intangível, mas tem impacto direto nos resultados dos negócios, incluindo nas vendas e no sucesso da empresa. 

Isso acontece porque:

  • ter uma reputação sólida resulta no aumento da confiança nos consumidores. E quanto mais a pessoa confia em uma empresa, mais propensa a comprar ela fica.
  • talvez existam dezenas, até milhares de empresas que oferecem um produto ou serviço igual ou semelhante ao seu. Como se diferenciar em um mercado saturado? Construindo uma reputação positiva, que se torna um fator de escolha para os consumidores.
  • você responde melhor aos problemas e crises. Quando algo dá errado, quem tem um planejamento de comunicação focado em reputação está mais bem preparado para enfrentar crises e minimizar danos, mantendo a confiança dos clientes e até contando com eles como defensores da marca.

Bem, agora que explicamos a importância de fazer o planejamento 2024 de comunicação e marketing quanto antes, é hora de por a mão na massa. Pra isso, você pode falar com a Fabi e contar com o apoio do time Éfe Reputação nessa missão, ou seguir o checklist que disponibilizamos aqui.