O que é reputação?
Assim como as pessoas, as empresas tem reputação. A reputação é algo intangível, está na cabeça das pessoas e, de forma simples, representa a percepção que os diferentes públicos tem sobre a marca. Esse conjunto de pequenos fragmentos de imagem de cada público (colaboradores, parceiros, clientes, pares do setor, entidades, entre outras) constituem a reputação de uma empresa.
Cada pessoa tem a sua própria avaliação sobre determinada empresa. É aí que a reputação se forma: na cabeça das pessoas. E como isso ocorre? Com ações e coerência. Diferente de uma marca, a reputação acontece de fora para dentro e é reativa, resultante de entregas reais a partir das promessas de valor de uma corporação.
Prometeu um produto inovador mas tem um concorrente que faz igual? O cliente descobre e você perde reputação – e talvez até o cliente. Promete cuidar dos resíduos da sua produção mas não confere o que seus fornecedores fazem com a cadeia produtiva deles? Vai ser responsabilizado e, de novo, perde reputação. Por outro lado, desenvolve um trabalho de inclusão de comunidades na sua empresa? Pontos positivos para sua reputação.
Como se vê, a reputação é uma espécie de conta na qual colocamos os créditos de nossas ações e os débitos dos nossos erros. O objetivo é tê-la sempre no positivo para que possamos “poupar” capital perante os públicos. Essa reserva de boa vontade e empatia para com a empresa vai se transformando em valor de marca -o que é fundamental para estratégias de longo prazo e blindagem de crises.
Lembre-se: toda empresa tem uma imagem e uma reputação – ainda que não se preocupe com ela. Deveria se preocupar, pois a escolha é simples: quem controla a narrativa tem mais poder sobre ela. E se você sabe o que precisa gerir, fica mais fácil pensar e atuar estrategicamente.
Para saber mais, fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira.
O que é Assessoria de Imprensa e as vantagens para seu negócio
17 de março de 2021 @ 15:16
[…] dúvidas. Essa postura pode não ser a mais adequada, especialmente se você está atento para a reputação da sua marca. Neste post, vamos explicar o que é o trabalho de assessoria de […]
Ranking indica as empresas com melhor reputação corporativa de 2021
27 de abril de 2021 @ 10:39
[…] ranking a alcançar o conceito de reputação “Excelente”. Para o The RepTrak Company, a ótima reputação do Lego pode ser explicada pela percepção positiva que as pessoas têm de todos os aspectos do […]
O que é curadoria e porque pode fazer a diferença para o seu negócio
27 de abril de 2021 @ 10:49
[…] de conteúdo e marketing das empresas ajudando outras estratégias de comunicação a aumentar a reputação corporativa das empresas. Mas você já parou para pensar no volume de conteúdo que você e o seu […]
4 dicas para você gerar uma boa reputação para a sua marca - Efe Reputação
8 de maio de 2021 @ 10:52
[…] reputação de uma marca é um bem intangível e consiste no conjunto das percepções que os diferentes […]
Entenda a relação entre reputação de marca e fidelização do cliente - Efe Reputação
25 de janeiro de 2022 @ 15:52
[…] qualidade e o melhor caminho para receber recomendações positivas e, com isso, construir uma boa reputação, que contribuirá, de forma definitiva e assertiva, para fidelizar e atrair outros novos […]
Devo fazer uma ação de relacionamento no lançamento de um produto? - Efe Reputação
11 de março de 2022 @ 10:23
[…] disso, elas colaboram com a construção da reputação da sua empresa. A reputação, como já explicamos, acontece de fora para dentro e é reativa, ou seja, resulta de entregas reais a partir das […]
Na dúvida, não poste - Efe Reputação
20 de junho de 2022 @ 11:52
[…] falado e estudado muito sobre reputação de executivos, especialmente por conta da crescente exposição nas redes sociais corporativas e […]
Como o gerenciamento de crise colabora com a manutenção da reputação corporativa - Efe Reputação
22 de junho de 2022 @ 11:17
[…] equipe trabalha meses, até anos, para construir uma boa reputação para a sua empresa. Os negócios estão crescendo, todas as pessoas no entorno da companhia – colaboradores, […]
As marcas devem se posicionar diante de assuntos polêmicos? - Efe Reputação
20 de julho de 2022 @ 10:33
[…] Já em 2015, um report divulgado pela Trendwatching apontava o engajamento das marcas às causas sociais como uma das tendências do ano. No cenário atual, apoiar (ou não) determinada causa soa como sinônimo de apoiar uma ou outra linha ideológica. Com isso, muitas empresas estão preocupadas com o impacto de suas decisões na reputação da marca – aquele bem intangível das empresas construído a partir da percepção que os diferentes públicos têm sobre a marca, como explicamos aqui. […]
Por que sua empresa precisa de um blog? - Efe Reputação
4 de setembro de 2022 @ 22:22
[…] para o negócio – o que ajuda a vender mais – e colabora com a construção da reputação, pois as pessoas passam a buscar por você quando precisam de informações confiáveis sobre […]
Vai fazer uma campanha promocional? Não esqueça de cuidar da sua reputação! - Efe Reputação
19 de outubro de 2022 @ 10:49
[…] pode resultar em críticas, que vão ter o efeito contrário ao desejado. Ou seja, vão manchar a reputação da empresa. E, aqui na Éfe, nós sabemos que transformar uma visão negativa em positiva é um […]