O que é reputação?

Assim como as pessoas, as empresas tem reputação. A reputação é algo intangível, está na cabeça das pessoas e, de forma simples, representa a percepção que os diferentes públicos tem sobre a marca. Esse conjunto de pequenos fragmentos de imagem de cada público (colaboradores, parceiros, clientes, pares do setor, entidades, entre outras) constituem a reputação de uma empresa.

Cada pessoa tem a sua própria avaliação sobre determinada empresa. É aí que a reputação se forma: na cabeça das pessoas. E como isso ocorre? Com ações e coerência. Diferente de uma marca, a reputação acontece de fora para dentro e é reativa, resultante de entregas reais a partir das promessas de valor de uma corporação.

Prometeu um produto inovador mas tem um concorrente que faz igual? O cliente descobre e você perde reputação – e talvez até o cliente. Promete cuidar dos resíduos da sua produção mas não confere o que seus fornecedores fazem com a cadeia produtiva deles? Vai ser responsabilizado e, de novo, perde reputação. Por outro lado, desenvolve um trabalho de inclusão de comunidades na sua empresa? Pontos positivos para sua reputação.

Como se vê, a reputação é uma espécie de conta na qual colocamos os créditos de nossas ações e os débitos dos nossos erros. O objetivo é tê-la sempre no positivo para que possamos “poupar” capital perante os públicos. Essa reserva de boa vontade e empatia para com a empresa vai se transformando em valor de marca -o que é fundamental para estratégias de longo prazo e blindagem de crises.

Lembre-se: toda empresa tem uma imagem e uma reputação – ainda que não se preocupe com ela. Deveria se preocupar, pois a escolha é simples: quem controla a narrativa tem mais poder sobre ela. E se você sabe o que precisa gerir, fica mais fácil pensar e atuar estrategicamente.

Para saber mais, fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira.