Entenda a relação entre reputação de marca e fidelização do cliente

A pandemia de Covid-19 é um exemplo de crise que revirou o mundo inteiro, acelerou processos digitais e, consequentemente, forçou adaptações mais do que necessárias. Em um cenário como este, há um fato associado à sobrevivência de marcas no mercado que todos deveriam saber: as empresas que investem na construção da sua reputação saem mais fortalecidas após períodos de crises. Este investimento pode abranger diferentes aspectos e, dentre estes, sem dúvida, está a fidelização dos clientes.  Vamos te explicar o porquê.

A fidelização do cliente consiste no processo de encantamento depois de uma boa experiência com uma marca. Para conseguir isso, é preciso pensar além do preço baixo, qualidade e variedade de produtos, afinal, muitas marcas já oferecem isso. De acordo com uma pesquisa da Harvard University, 40% das empresas deixarão de existir nos próximos 10 anos por não investirem em uma melhor experiência do cliente. Esta experiência diz respeito a todo o processo de compra do cliente, desde o acesso ao e-commerce, até o momento em que recebe o produto em casa, incluindo também o período pós-compra. 

A boa experiência resultará na fidelidade, convertendo um fã para a sua marca. E qual a vantagem disto? Esse consumidor não apenas irá repetir a compra, como também será um divulgador orgânico (online o offline) do seu produto ou serviço, alguém que vai recomendar e convidar outras pessoas a conhecerem a sua empresa. A partir dessas boas relações, você conquistará novos potenciais clientes. Isso ocorre porque, mais do que nunca, os consumidores estão considerando os reviews de outros consumidores, que relatam como foi a experiência com marcas e empresas, dos mais diversos segmentos e mercados, antes de decidir fazer uma compra ou contratar um serviço.

O cliente fiel será uma referência de qualidade e o melhor caminho para receber recomendações positivas e, com isso, construir uma boa reputação, que contribuirá, de forma definitiva e assertiva, para fidelizar e atrair outros novos clientes. 

 

Brand Lover: afinal, como fidelizar clientes?

Algumas questões chaves podem responder essa pergunta. A já citada experiência do cliente é fundamental, ela deve ser completa, inesquecível e apaixonante. Emoção e engajamento também são importantes. Contar histórias, aproximar-se dos consumidores e demonstrar empatia a ponto de eles se engajarem de tal forma, que faça com que  sejam fiéis à marca.

Nesse processo, não esqueça do propósito: muito mais do que comprar e vender, é importante mostrar o verdadeiro objetivo da marca, criando uma identificação com o público. Do mesmo modo, é preciso saber dar continuidade ao trabalho, criando novos produtos, novas experiências, trazendo novidades e, principalmente, mantendo um padrão de relacionamento saudável com os seus consumidores.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia Fabiane Madeira e saiba mais sobre como gerir a reputação do seu negócio com um trabalho de comunicação voltado para as suas especificidades.