4 dicas para você gerar uma boa reputação para a sua marca

Você já parou para avaliar a quantas anda a reputação da sua empresa? Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, este pode ser o diferencial necessário para se destacar: a marca ganha relevância perante as concorrentes, consegue ser lembrada de maneira positiva pelo público, estabelece confiança, continua crescendo e obtém sucesso. Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso haver investimento e planejamento, no qual é necessário avaliar e projetar estratégias para diferentes públicos e contextos.

A reputação de uma marca é um bem intangível e consiste no conjunto das percepções que os diferentes públicos (colaboradores, parceiros, clientes, entre outros) têm dela. Essa percepção se forma a partir das ações da empresa e, portanto, algumas estratégias são fundamentais para gerar uma reputação positiva:

Conteúdo relevante: mostre para os seus clientes que você tem conhecimento e domina os assuntos da sua área e esquece o conteúdo pelo conteúdo. Qualidade é melhor que quantidade. Conteúdos originais e úteis devem ser oferecidos de maneira “não promocional”, isto é, sem o objetivo de um retorno financeiro. Assim, você também adquire autoridade e credibilidade perante as pessoas que se identificam com o trabalho apresentado pela marca e tudo que este possa representar. Da mesma forma, faça curadoria de conteúdos. Com ela, você traz para sua audiência uma seleção dos melhores conteúdos de diversas fontes. Se quiser saber mais sobre curadoria de conteúdos, clique aqui.

Comunicação institucional: dê uma atenção especial a essa área, pois ela é a responsável por criar e fortalecer a identidade e a imagem da empresa, alinhando os objetivos estratégicos da organização. A dica é: seja transparente. Aposte na proximidade e no diálogo contínuo com os clientes. Com a expansão da comunicação digital, essa postura se tornou algo ainda mais importante, uma vez que muitas barreiras relacionadas  à comunicação foram quebradas. Agora, mais do que nunca, se faz necessário investir em uma comunicação institucional de qualidade para gerar reputação corporativa – seja qual for o tamanho da sua empresa.

Relacionamento com a imprensa: tenha uma boa relação com jornalistas (e influenciadores digitais), pois ela ajuda a reforçar uma percepção externa positiva da sua empresa, dá destaque e visibilidade. Os meios de comunicação tradicionais (jornal, rádio, sites e tv) ainda influenciam uma boa parcela da população, especialmente quando falamos em atração de talentos e fortalecimento da imagem perante a concorrência. Utilizar a imprensa para construir uma estrutura comunicativa eficiente, traz resultados e ainda atua de forma preventiva, quando surgirem possíveis crises de imagem. Saiba outras vantagens que a assessoria de imprensa traz para o seu negócio aqui.

Parcerias: feche parcerias estratégicas, que realmente façam sentido e agreguem de alguma forma para o seu negócio. Mantenha uma relação de cooperação com seus parceiros. Vale ressaltar que, ao escolher seus parceiros, é aconselhável manter uma comunicação aberta e investir em monitoramento. As ações e posicionamentos daqueles que trabalham junto à marca também refletirão na sua reputação. 

 

E lembre-se, essas estratégias ajudam a gerar uma boa reputação corporativa, mas ela é construída ao longo do tempo, com base em continuidade e um planejamento estratégico que mostre para o público que a marca é coerente e merece a confiança. E você, já trabalhou em alguma dessas estratégias? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira. Invista na comunicação da sua marca!