Rolex é a empresa com a melhor reputação corporativa de 2022

Recentemente, a empresa The RepTrak Company divulgou a mais nova edição do Global RepTrak 100, ranking que há mais de uma década classifica as 100 companhias com a melhor reputação corporativa do ano. A pesquisa é feita com organizações presentes nas 15 maiores economias mundiais e é baseada no “Reputation Score”, uma pontuação atribuída a partir de aspectos como práticas ESG, justiça no local de trabalho, liderança, inovação, branding, entre outros.

Em 2022, a empresa que alcançou o maior “Reputation Score” foi a suíça Rolex, responsável por criar alguns dos relógios mais famosos e desejados do mundo. Nos 12 anos em que a pesquisa foi realizada, esta é a 5ª vez que a Rolex chegou à primeira colocação e a 9ª vez que está no top 10. Conforme declarou um porta-voz da marca ao RepTrak, os resultados positivos alcançados no ranking se devem a uma cultura de melhoria contínua da Rolex.

Nas primeiras posições desta edição do Global RepTrak 100 estão, ainda, Ferrari, em segundo lugar, e em terceiro, o Grupo Lego, que no ano passado havia conquistado o topo da lista, como comentamos aqui. Confira abaixo o top 10 do ranking:

As 10 empresas com a melhor reputação corporativa em 2022

  1. Rolex 

  2. Ferrari 

  3. Grupo Lego 

  4. Rolls-Royce

  5. Mercedes-Benz

  6. Harley-Davidson 

  7. Grupo Bosch 

  8. PayPal

  9. Netflix 

  10. Intel 

Natura & Co segue sendo a única brasileira do ranking

Neste ano, a Natura & Co caiu 32 posições no ranking, e foi do 42º lugar para a 74º posição. Apesar da queda, a empresa, que reúne marcas como Natura, Avon e The Body Shop, segue sendo a única representante brasileira no Global RepTrak 100, à frente de grandes companhias como Amazon (85º) e Unilever (89º) e grifes como Hermés (79º) e Prada (95º). 

Insights da pesquisa

Junto com o ranking das 100 empresas com a melhor reputação corporativa, o The RepTrak Company divulga, anualmente, um relatório que analisa os dados levantados para a composição da pontuação do “Reputation Score” e traz insights importantes para os negócios. Nesta edição, algumas das principais conclusões foram:

  • A Covid-19 ainda está ajudando a formar a experiência de marca do público;
  • Além disso, a experiência humana tem moldado a forma como interagimos com as marcas;
  • E falando em experiência, o público quer cada vez mais consistência das empresas, mas isso não significa que elas devem fazer mais do mesmo e sim, que precisam buscar uma melhoria contínua;
  • É importante prestar atenção também à mídia, pois ela e a reputação são simbióticas, e influenciam-se mutuamente;
  • Outro alerta trazido pela pesquisa é de que mesmo que um produto não seja facilmente acessível, a sua reputação é – principalmente em um mundo cada vez mais conectado e que permite o rápido compartilhamento de informações e opiniões;
  • E ainda, o ESG tem aumentado sua importância e impactado a intenção de compra. A disposição do público em comprar de empresas com uma alta pontuação em ESG, é de 60% e diminui para 20% em organizações com baixa pontuação;
  • Por fim, o relatório destaca que, nesta edição, houve um fortalecimento maior das marcas (brands), o que não implicou, necessariamente, numa melhora da reputação. Para a CEO da RepTrak, Kylie Wright-Ford, isso pode indicar que as empresas estão prometendo mais do que entregam aos seus stakeholders. A manutenção de uma boa reputação depende, porém, do alinhamento entre discurso e ações.

Reputação para grandes e pequenos

Apesar do Global RepTrak 100 ser uma pesquisa focada nos resultados das grandes companhias, a construção de uma boa reputação deve ser uma preocupação de empresas de todos os portes, pois o capital reputacional blinda e protege a organização em situações de crise. Se você quer saber como trabalhar a reputação corporativa do seu negócio, fale com a nossa diretora e head de estratégia, Fabiane Madeira.