O que pode destruir a reputação de uma marca?

Se fizermos um exercício de memória, não será difícil lembrar de alguns casos em que a reputação de uma marca foi significativamente afetada. Este problema se tornou algo cada vez mais recorrente, principalmente em razão da popularidade das redes sociais. Construir uma boa imagem junto ao público exige planejamento e muito trabalho. Mas tudo isso pode ser perdido em questão de segundos e por inúmeros fatores.

Erros de gerenciamento, erros operacionais, falhas no atendimento e outras situações  podem dar início a destruição da reputação corporativa de uma empresa. Vale ressaltar que não são apenas os grandes erros que afetam a autoridade da marca, até mesmo pequenos incidentes podem ir se somando e fazer com que a companhia perca a sua credibilidade no mercado gradualmente, até que a situação acabe se tornando complicada ao ponto de gerar prejuízos. Neste post, separamos alguns fatores que podem destruir a reputação de uma marca.

 

Produtos e serviços sem qualidade

Parece óbvio, mas se a sua empresa oferece produtos e serviços de má qualidade, ela está automaticamente destruindo a imagem que tenta construir no mercado. Os consumidores da era digital são bem mais exigentes e têm um poder de influência muito maior do que em outras épocas. Logo, quando não gostam de um produto/serviço, eles divulgam a péssima qualidade da empresa. Com as redes sociais e informações acontecendo em tempo real, não cumprir o que promete pode fazer a empresa destruir a sua reputação em pouquíssimo tempo.

 

Não se atentar às críticas

As marcas que preferem deixar as críticas de lado, estão arriscando a sua reputação. Elas demonstram uma forte preferência em fazer as coisas do seu jeito, mesmo em áreas que exigem colaboração para garantir que uma solução atenda às necessidades de todos. Nesse aspecto, é positivo para a empresa responder às críticas em um tom amigável, compreensivo e partindo da premissa de que irá reconsiderar a sua postura em relação ao que motivou o erro. Isso também está ligada a uma boa gestão de crise.

 

Problemas na comunicação

Muitas organizações falham ao não investir em estratégias efetivas de comunicação e marketing. Os clientes possuem mais dúvidas do que certezas e, logo, necessitam de canais onde possam contatar os responsáveis dos produtos e/ou serviços pelos quais se interessam. Uma empresa que não tem canais de comunicação integrados e não gerencia com eficiência o atendimento ao cliente tende a criar uma péssima reputação no mercado, partindo das críticas de quem mais importante para o negócio: o consumidor. 

Estes são apenas três dos principais fatores que podem prejudicar a reputação de uma empresa. É importante estar atento a estes pontos, pois a reputação de uma marca junto ao mercado é considerada fator fundamental para atrair, converter e fidelizar mais clientes. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira e saiba mais sobre o serviço de comunicação corporativa desenvolvido pela Éfe.