Cuidar da reputação da sua empresa é o maior gol que você pode marcar!

Sim, finalmente chegamos no mês da Copa do Mundo, que desta vez acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, no Catar. Sempre que o maior evento esportivo do mundo acontece, pipocam dúvidas sobre o que fere ou não os direitos autorais na hora de criar e colocar no ar campanhas conteúdos ou produtos que possam ser associados ao torneio.

O regulamento oficial da FIFA estabelece as próprias regras de marketing e contexto publicitário:

A FIFA é a proprietária original de todos os direitos emanados da FIFA World Cup 2022™ (…). Esses direitos incluem, entre outros, todos os tipos de direitos financeiros, direitos de gravação audiovisual e de rádio, direitos de reprodução e transmissão, direitos de multimídia, direitos de marketing e promocionais e direitos incorpóreos, como emblemas e direitos decorrentes da lei de direitos autorais, existentes ou criado no futuro, sujeito a qualquer disposição prevista em regulamentação específica. 

Mas o que isso significa? Que as empresas precisam tomar os devidos cuidados se quiserem entrar em campo, pois qualquer passe errado pode prejudicar a sua reputação. O uso dos termos e designs relacionados a Copa não estão proibidos, desde que sejam usados apenas para fins de conteúdos educativos, jornalísticos e informativos. 

O que você não pode fazer, segundo a FIFA

Não há mal em as empresas quererem aderir ao movimento esportivo. Afinal, o País estará de olho em todos os lances da Copa! Muitas empresas deixam os funcionários assistirem aos jogos, liberam quem quiser sair mais cedo e decoram o ambiente de trabalho. 

O problema está em querer capitalizar o torneio e usar seus elementos para faturar mais, mas sem a devida autorização da FIFA. Você sabia que expressões como Catar 2022 e a imagem do troféu são marcas protegidas e, por isso, não podem ser usadas? Exatamente! A lista de elementos liberados para uso comercial apenas pela FIFA e as empresas patrocinadoras do evento inclui:

Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;

Copa do Mundo FIFA™;

FIFA”;

Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;

Copa Mundial” ou “Mundial;

Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;

2022;

emblema, slogan ou pôster oficial;

imagem ou nome do mascote oficial;

imagem do troféu oficial;

marcas e logos da FIFA;

fonte oficial do evento. 

Descumprimento pode gerar uma crise de imagem

Já pensou investir na criação de uma campanha, colocar ela na rua e precisar retirá-la do ar porque você não cumpriu essa regra? Qual será o impacto negativo disso na reputação da sua empresa? Bem, se isso acontecer, você terá uma crise de imagem e esse artigo poderá ajudar você a dar os primeiros passos na gestão dos danos.

E tem mais: além da retirada da campanha, o uso sem autorização dessas marcas resulta em processos e multas. Você vai querer isso para o seu negócio? Se quiser saber mais sobre o assunto, confira esse artigo que produzimos para a Audita Assessoria Empresarial, nosso cliente no núcleo de conteúdo digital. 

Agora, se você precisa de mais informações sobre como cuidar da reputação empresarial ou sobre que outras questões podem manchar a imagem da sua empresa,  entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira e para saber como a Éfe Reputação pode ajudar você a cuidar melhor da forma como as pessoas veem o seu negócio.