Profissionais liberais também precisam de Assessoria de Imprensa?

Muito se fala sobre o trabalho que uma Assessoria de Imprensa pode desenvolver para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Porém, quem atua de forma independente e precisa administrar o próprio negócio, além de atender clientes e pacientes, também pode contratar esse serviço e contar com a Assessoria de Imprensa para conquistar mais espaço perante a concorrência. Se você é profissional liberal, sabe como ninguém que seu grande patrimônio é a sua credibilidade. Você precisa cuidar e administrar a sua marca e sua imagem e, com isso, construir a sua reputação

Vamos exemplificar citando os profissionais da área médica – mas se você é advogado, cabeleireiro, arquiteto, designer, engenheiro, entre tantas profissões, certamente passa por situações parecidas. Depois de formados, muitos médicos constituem uma carreira vinculada à intermediários, como clínicas particulares e planos de saúde, o que faz com que sejam vistos por seus pacientes como parte daquele sistema.  E, com isso, bons e maus profissionais são vistos da mesma maneira pelos consumidores – o que não ajuda os bons profissionais a construírem e manterem uma boa reputação, assim como terem uma imagem positiva sobre o seu nome.

Como a Assessoria de Imprensa pode trabalhar a reputação de um profissional liberal

Para construir a imagem institucional de uma empresa ou de um profissional liberal, o trabalho da Assessoria de Imprensa nunca se resume ao trabalho operacional de “divulgar release e conquistar espaço da imprensa” – escrevemos entre aspas porque foi uma grande simplificação de um trabalho intenso e vertical. 

Ou seja, o projeto inicia na dimensão estratégica, quando Assessoria de Imprensa e o autônomo pensam juntos e de forma tática quais são os objetivos a serem atingidos e qual o público que se busca atingir e atrair para, depois, fidelizar através do encantamento causado pela boa experiência na relação cliente-profissional. 

Além da construção de uma boa reputação, a Assessoria de Imprensa atua de forma estratégica na orientação do profissional liberal para evitar um efeito reverso, ou seja, que atitudes consideradas indevidas ou equivocadas pela opinião pública acabem manchando a reputação – e fazendo com que o profissional perca capital social. Nesse texto nós listamos 3 fatores que podem prejudicar uma reputação corporativa.

E se você quer conquistar novos clientes ou, mais do que isso, deseja mudar sua carteira de clientes ou aumentar o ticket médio do seu serviço, ascendendo entre classes econômicas de pacientes/clientes, precisa recorrer a um estudo aprofundado de público e de adequação de mensagens, alog a ser feito pela Assessoria de Imprensa, que depois lhe dará o suporte comunicacional para mostrar a essas pessoas quem você é, o que faz e por que é a melhor opção para atender às suas necessidades.

Se você precisa de mais motivos para decidir se uma Assessoria de Imprensa pode fazer a diferença na construção da sua reputação enquanto profissional liberal, leia este artigo. Depois, fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira, tire todas as suas dúvidas e descubra como a Éfe Reputação pode atender às suas necessidades de promoção profissional.