Como a assessoria de imprensa pode ajudar sua empresa?

Uma empresa com boa reputação tem mais potencial de vendas e maior margem de lucro, entre outras vantagens. Além disso, acaba tendo uma espécie de blindagem em momentos de crise. Quem tem uma boa reputação, sofre menos em momentos difíceis – sejam eles provocados pela economia, sejam fruto de algum deslize ou acidente.

Já falamos que a reputação tem papel fundamental nos dias atuais nesse post. São diferentes ferramentas que, juntas, compõem um ganho de imagem perante os diferentes públicos. Para que sejam eficientes, elas devem estar previstas no plano de comunicação e é importante que ele contemple diferentes ações, que dialoguem com os diversos públicos da empresa. Clientes finais, parceiros, fornecedores, colaboradores… Os públicos (ou stakeholders) são inúmeros e particulares para cada companhia.

Independente do meio, importante é ter clareza que todas as ações contribuem ou prejudicam essa conta mental, que é a reputação institucional. Se a estratégia trabalha a favor dos objetivos reputacionais da empresa, a conta ganha créditos. Caso contrário, vai ficando vermelha e a reputação cai por terra.

Portanto, cada estratégia precisa ser bem pensada para que chegue aos objetivos definidos. Redes sociais, ações de relacionamento com o cliente, publicidade, geração de conteúdo, assessoria de imprensa, comunicação interna… cada ferramenta serve para criar ou reforçar a imagem da marca. A reputação torna isso real.

Assessoria de imprensa é aliada para aumentar a reputação das marcas

Entre as muitas estratégias para melhorar a reputação institucional está a assessoria de imprensa. Por ser uma percepção externa sobre a empresa, a reputação pode ser reforçada através da agenda positiva gerada nos veículos de comunicação. Os assuntos estratégicos para a marca ganham foco e a notícia traz credibilidade, afinal é um jornal, rádio ou televisão que está falando sobre determinada marca. Não é ela mesma – e isso faz toda a diferença na cabeça do consumidor.

Uma empresa que se comunica bem com os veículos de imprensa tradicionais – e com os influenciadores digitais – consegue passar não apenas suas informações e conquistas, mas também trabalhar as mensagens que lhe são estratégicas. A reputação tende a ganhar muito com os resultados da assessoria de imprensa especialmente se trabalhada com foco nos objetivos da empresa, não de forma massiva, mas segmentada, conquistando os espaços relevantes.

Para um bom trabalho de assessoria de imprensa, algumas etapas são fundamentais:

–       Olhar crítico sobre o planejamento estratégico da empresa;

–       Avaliação das mensagens que precisam ser trabalhadas pela imprensa;

–       Identificação dos veículos e jornalistas de interesse;

–       Criação de um banco de pautas;

–       Ações de relacionamento com os jornalistas;

–       Identificação de possíveis casos de gerenciamento de crise.

Quer saber mais sobre assessoria de imprensa e reputação de marcas? Chama a Fabiane Madeira que ela explica pra você.