Blog da Éfe
Planeje a comunicação do seu negócio para 2024 em 8 passos
Nós explicamos aqui porque você deve aproveitar que estamos entrando no último trimestre de 2023 para colocar no papel o planejamento de comunicação e marketing do seu negócio para 2024. Para ajudar você a iniciar o processo, preparamos um checklist com 8 passos: Liste os objetivos do negócio, que precisam ser comunicados para os stakeholders; […]
Vai planejar a comunicação de 2024? Mantenha a coerência começando pelo porquê!
Antes de falarmos sobre o que estará contemplado no planejamento de comunicação e marketing, precisamos ter bem claro o porquê fazer. Atenção, não estamos falando daquele porquê do propósito, de algo maior como mudar o mundo, mas sim de ter clareza sobre os objetivos que movem a empresa, sejam eles de negócios, sociais, recursos humanos, […]
Autenticação até pode ser comprada; mas e a autoridade?
Na semana passada o Meta Verified, selo de verificação no Instagram e Facebook que a Meta concede a criadores de conteúdo, foi liberado no Brasil. Por R$ 55 mensais, o usuário recebe o selo azul e conta com mais proteção contra fraudes, monitoramento proativo de contas falsas e suporte em português. O recurso, que já […]
Reputação e automação na produção de conteúdo: como fica essa equação?
A plataforma Hushl foi apontada como uma das que permite automatizar a produção de conteúdo para o Linkedin com o uso de inteligência artificial. Ela parece atender a uma demanda de um nicho de profissionais que busca volume de publicações, ou seja, deseja ter uma presença mais massiva e constante, quase onipresente, sem demandar muito […]
Se você não quer ser só mais um, invista em relacionamento
O que você faz para construir um vínculo duradouro e positivo das pessoas em geral (ou seja, os stakeholders) com seu negócio? Para o marketing, relacionamento é uma abordagem estratégica de comunicação eficaz e constante desenvolvida a partir da compreensão das necessidades e expectativas de cada categoria de pessoas. O relacionamento acontece em todas as […]
O que o ciclo de vida das redes sociais ensina para as nossas estratégias de comunicação?
Quem nos acompanha há mais tempo sabe que nós somos defensoras da ‘casa própria’ na comunicação. Ou seja, empresas e profissionais liberais precisam de um ambiente digital seu, como um site ou blog, para se apresentar, mostrar o que faz, para quem já fez e, claro, se conectar com possíveis futuros clientes. Para além do […]
Por que ignorar as Inteligências Artificiais é dar a chance para ser trocado por elas
O boom no entorno de ferramentas como ChatGPT, Midjourney e Dall-E corrobora o que Phillip Kotler disse em 2021, no livro Marketing 5.0: “a inteligência artificial (IA) e o processamento de linguagem natural (PLN) […] têm enorme potencial de revolucionar o jogo das práticas de marketing”. Paramos para pensar sobre como vamos conectar o que […]
Tendência para 2023: sua empresa precisa ser “para as pessoas”
Quando olhamos para os negócios, uma das principais tendências para 2023 é a humanização – e isso não se resume a simular uma humanidade através de um avatar que transforma a marca em uma “pessoa”. A grande questão não é sobre ser “uma pessoa”, mas sim como ser “para as pessoas”. É sobre isso que […]
Reputação é a verdadeira alma do negócio
Desde que fizemos nosso reposicionamento, em 2020, falamos sobre a importância da reputação para as empresas e no investimento para entender como esse propósito conecta-se com os clientes e consumidores. E depois da gente, muitos outros adotaram o conceito de reputação. Segundo o World PR Report, da International Communications Consultancy Organisation (ICCO), a reputação representa […]