O impacto negativo da prática do greenwashing na sua reputação

Você sabe o que é greenwashing? Explicando de forma bem simples, é uma prática adotada por algumas empresas de afirmarem uma preocupação ambiental, dizerem que são  eco-friendly ou sustentáveis, mas, na verdade, isso fica só no discurso. Em português, o termo é conhecido como “maquiagem verde” ou “lavagem verde”.

Talvez você já tenha lido alguma notícia sobre uma empresa que dizia ser cruelty free, mas descobriu que, na verdade, ela faz testes em animais. Ou ainda aquela companhia que afirma só usar plástico biodegradável nas embalagens e usa o plástico comum. Há várias formas de criar campanhas de marketing transmitindo uma preocupação com o meio ambiente e uma imagem de sustentável sem, na verdade, ser.

Gestores que adotam práticas de greenwashing nas suas empresas até podem se encantar com a mídia espontânea e a reputação que se constrói. Mas, como todo castelo de cartas, uma prática que não é verdadeira e não faz parte dos valores reais da companhia acaba ruindo – e o impacto negativo na reputação é infinitamente maior do que o positivo conquistado com a mentira.

Que práticas podem ser consideradas greenwashing?

É importante que o gestor analise sempre os caminhos que a empresa está trilhando e avalie se algumas das práticas recorrentes não se configuram como greenwashing. Para ajudar, preparamos uma lista do que pode ser entendido pelo mercado como “lavagem verde”:

  • Mudar nome, logomarca, slogan e embalagens para fazer com que pareçam mais ecológicos – sem serem;
  • Lançar produtos com nomes, embalagens e identidade visual que remetam a práticas ecológicas – também sem serem;
  • Apostar em embalagens verdes ou em tons de marrom e em ilustrações de folhas e animais para dar a entender que o produto é sustentável, mesmo que não seja;
  • Usar artes emotivas que distraem o consumidor, mas não dão a ele informações concretas;
  • Usar termos e dados complexos e que não sejam entendidos pelo público;
  • Ter rótulos ou embalagens sem informações aprofundadas sobre a composição dos produtos;
  • Se vangloriar de não usar na composição químicos que já sejam proibidas pelos órgãos competentes;
  • Afirma fatos e dados que não podem ser realmente provados.

Como evitar o greenwashing?

Coerência é uma das palavras-chave para quem busca apenas melhorar a reputação da sua empresa. Nesse texto, nós citamos 5 passos para evitar deslizes na reputação e um deles é “seja coerente: construa e mantenha discursos sólidos”. Ou seja, se você diz ou promete algo, isso precisa de fato fazer parte do DNA da sua empresa, pois discursos que não condizem com a verdade enfraquecem a conexão da marca com o público. 

Então, se você entende que conectar sua empresa às causas ambientais é importante para a reputação do negócio, o faça de verdade. O consumidor exige cada vez mais transparência na sua relação com as marcas. Se uma empresa diz ser verde, ela realmente precisa adotar medidas e reformular processos para tornar o negócio sustentável – e, aí sim, ser comunicada como tal.

Quer mais dicas de práticas para evitar falhas que configurem greenwashing? Então, continue com a gente!

Atitudes que as empresas podem adotar para evitar o greenwashing

Como já dissemos, uma postura verde precisa ser de verdade. Não pode ficar só nas palavras. Para isso acontecer, a empresa pode:

Adotar processos sustentáveis

Há processos simples que colaboram com a transformação de uma empresa, deixando-a mais sustentáveis. Você pode, por exemplo, adquirir placas solares para produzir energia, instalar um sistema de reaproveitamento de água da chuva, reduzir o desperdício e adotar a reciclagem de resíduos, entre outras medidas que colaboram com a redução do impacto da sua empresa ao ambiente.

Buscar selos e certificações ambientais

Se a sua empresa realmente adota ou deseja implementar práticas sustentáveis, você pode buscar conquistar selos e certificações que comprovem isso. Antes de tudo, é preciso analisar as diferenças entre cada selo ou certificação, pois eles vão exigir mudanças e adaptações nos processos da empresa, que podem incluir ações como o uso de energia limpa ou a adoção de uma causa social. Ter o comprometimento com selo faz com que as mudanças realmente aconteçam de dentro pra fora.

Conhecer os fornecedores e suas práticas

Se você adota práticas sustentáveis, mas compra de fornecedores que testam em animais, acaba trazendo a prática dele para o seu produto – e o mercado pode entender isso com greenwashing. Da mesma forma, se você trabalha apenas com fornecedores sustentáveis, acaba se tornando mais ecológica. Por isso é tão importante para a reputação da empresa conhecer a fundo com quem o negócio mantém relações. Saber se os fornecedores possuem selos e certificações pode ajudar nesse processo.

Como deixamos claro no texto todo, a prática do greenwashing é um erro estratégico que, em algum momento, certamente vai ocasionar perdas financeiras e danificar a reputação corporativa. E mais do que isso: é uma grande falta de sensibilidade com o ambiente, que na prática não está sendo protegido e beneficiado, e com os clientes, que estão sendo enganados por uma empresa em que deveriam poder confiar.

Se você deseja melhorar a reputação da sua empresa, precisa fazê-lo a partir de práticas reais. Provavelmente ela tem vários pontos altos para mostrar, mas você não os percebe porque fazem parte da sua rotina. Saiba que uma Assessoria de Imprensa pode identificar esses pontos fortes e usá-los para construir a sua reputação. Fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira, e saiba como a Éfe Reputação pode ajudar você!