Blog da Éfe
As marcas devem se posicionar diante de assuntos polêmicos?
2022, ano eleitoral. Polarização política. Causas bombando, pessoas engajando – ou criticando quem milita ou engaja. Nesse cenário, você acredita que apenas falar de seus produtos ou serviços é o suficiente? Ou você concorda que as pessoas, quando olham para as marcas, querem mais do que uma boa experiência: elas buscam por mais autenticidade e […]
O impacto negativo da prática do greenwashing na sua reputação
Você sabe o que é greenwashing? Explicando de forma bem simples, é uma prática adotada por algumas empresas de afirmarem uma preocupação ambiental, dizerem que são eco-friendly ou sustentáveis, mas, na verdade, isso fica só no discurso. Em português, o termo é conhecido como “maquiagem verde” ou “lavagem verde”. Talvez você já tenha lido alguma […]
Como o gerenciamento de crise colabora com a manutenção da reputação corporativa
Sua equipe trabalha meses, até anos, para construir uma boa reputação para a sua empresa. Os negócios estão crescendo, todas as pessoas no entorno da companhia – colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, stakeholders, imprensa, formadores de opinião — estão alinhadas com sua missão, visão e valores…Até que algo dá errado e uma crise de imagem surge […]
Celebridade ou influenciador: o que é melhor para a minha marca?
Recentemente, alguns empresários nos procuraram para pensarmos em ações de relacionamento para duas situações bem específicas: o lançamento de um produto e a renovação do público da marca. Ou seja, a conversa já partiu do princípio de que buscaríamos aproximar mais as marcas de pessoas com perfis bem ativos e engajadores, cujas comunidades já estivessem constituídas e […]
Éfe Reputação e De Bernt lançam publicação com insights sobre gestão de pessoas, reputação e comunicação
Resultado de uma colaboração entre Fabiane Madeira, Diretora e Head de Estratégia da Éfe, e Fábio Souza, CEO & Partner da De Bernt, o e-book “Pessoas no centro dos negócios: o South Summit Brazil que nós vimos (e queremos compartilhar com você)” destaca cinco insights pinçados pelos executivos das conversas de bastidores e palestras da […]
Como criar uma ação rápida de relacionamento para a sua empresa
Nós já falamos aqui que ações de relacionamento são fundamentais para a construção de uma boa reputação da empresa, de suas marcas e, claro, dos produtos ou serviços que presta. E isso vale para negócios de todos os portes! Mas se você ainda acha que se relacionar com formadores de opinião não é para o […]
Profissionais liberais também precisam de Assessoria de Imprensa?
Muito se fala sobre o trabalho que uma Assessoria de Imprensa pode desenvolver para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Porém, quem atua de forma independente e precisa administrar o próprio negócio, além de atender clientes e pacientes, também pode contratar esse serviço e contar com a Assessoria de Imprensa para conquistar […]
10 insights sobre a Gramado Summit exclusivas para você
Começamos por uma constatação: respirar novos ares e buscar inspiração no que está sendo feito por aí é revigorante. Participamos na última semana da Gramado Summit, considerado o maior brainstorm da América Latina, e separamos os insights mais relevantes para compartilhar especialmente com você, nosso cliente: 1) Não há mais espaço para amadorismo, inclusive no que […]
3 dicas para selecionar influenciadores para sua ação de relacionamento
Todo empresário deseja construir a melhor reputação para a sua empresa, fazer com que ela se torne referência no seu segmento de atuação e seja a mais bem vista pelos consumidores e stakeholders. Nós já comentamos aqui que promover ações de relacionamento com influenciadores e formadores de opinião é um caminho para ter mais visibilidade. […]