4 dicas para desenvolver ou reforçar o posicionamento de marca

Bem, nós já explicamos aqui o que é e qual o objetivo do posicionamento de marca. Mas relembrando, basicamente o posicionamento é o que faz seu produto ou serviço conquistar um lugar na cabeça dos consumidores. Se formos simplificar a conversa, fazer o posicionamento da marca é decidir como quer que os clientes lembrem de você, o que deseja que eles lembrem quando forem impactados pela sua marca ou seus produtos.

Sabendo disso, nós separamos 4 dicas que vão ajudar você a desenvolver o posicionamento da sua marca – que também valem para quem deseja reforçar ou repensar o seu.

1. Descubra o que seu consumidor necessita e gosta

Para se posicionar você precisa saber para quem quer vender e, com isso, saber o que essas pessoas desejam e procuram. Para isso, você pode aplicar pesquisas, fazer entrevistas, visitar pontos de venda (da concorrência, inclusive), promover grupos focais, monitorar palavras-chave nas redes sociais (o Twitter é ótimo pra isso!), entre tantas outras técnicas.

Quanto mais informações você coletar sobre seu consumidor, mais concreta será a visão da sua buyer persona e, consequentemente, melhores serão suas estratégias para se conectar com essas pessoas.

2. Analise sua concorrência

Quando você olha para o que você faz e para o que seus concorrentes estão fazendo, você consegue ter uma boa ideia do que pode ou não funcionar no seu nicho de mercado. Quer um exemplo? Acesse as redes sociais dos seus concorrentes e veja o que as pessoas estão comentando nos posts. O que elas elogiam? O que elas criticam? Quais suas dúvidas? Para quais produtos o concorrente está dando mais visibilidade? O que ele nunca mostra? Ah, lembre que esse olhar atento aos seus canais sociais também vai trazer várias respostas, hein? 

As informações coletadas, quando cruzadas com o perfil do seu consumidor, podem ajudar você a identificar chances de diferenciação, gerando ideias para se destacar perante o que você já fez e o que seus concorrentes estão fazendo agora.

3. Conecte-se aos valores, percepções e pensamentos dos clientes

Sabendo de tudo isso, você poderá ajustar sua proposta de valor à realidade de hoje – e do futuro. Hoje uma marca não chega no topo apenas sendo boa (mesmo que seja a melhor) ou barata. Ela precisa se conectar com as pessoas e seus valores, percepções e pensamentos. Assim, quando for pensar o seu posicionamento, lembre-se de levar em consideração o que estimula e motiva seu público.

4. Conecte-se com as pessoas de forma mais humanizada

Esse item complementa o anterior, deu pra perceber? Quando você entende que precisa conectar seu posicionamento de marca aos valores, percepções e pensamentos do seu consumidor, deve ficar claro que “vender a todo custo” não é mais uma solução.

Ao buscar essa conexão mais humanizada, você vai estreitar relacionamentos que vão ajudar você a estar sempre na mente das pessoas e lembrada como uma boa alternativa na hora da compra. Para isso, você pode contar histórias (storytelling), atender de forma personalizada, se comunicar através de uma persona virtual que representa a empresa, ou fazendo tudo isso ao mesmo tempo. 

Fez sentido para você ou ficou mais confuso? Se quiser saber mais ou conversar sobre posicionamento de marca, fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira, e saiba como a Éfe Reputação pode te ajudar. Nosso time está pronto para te atender.