Blog da Éfe
Planejamento de longo prazo? Nem pensar!
Fim de ano é um encerramento de ciclo, e não apenas na vida cotidiana: nas empresas, fazemos balanços, avaliações e traçamos novas metas para concretizar (ou não) ao longo dos meses. Até alguns anos atrás, era bem comum as empresas trabalharem em cima de planejamentos de longo prazo, pensando até em 10 anos pra frente. […]
Streaming X TV aberta: qual é o impacto desse embate na comunicação das marcas?
Se você precisasse escolher hoje um canal de comunicação para direcionar os esforços da sua empresa, qual seria? Redes sociais, site, mensageria, mídia OOH, TV, streamers, rádio, podcast…Para as marcas, o cenário da comunicação deixa cada vez mais claro que essa escolha é uma questão de posicionamento e de conhecimento do público-alvo. Antes de escolher […]
Cuidar da reputação da sua empresa é o maior gol que você pode marcar!
Sim, finalmente chegamos no mês da Copa do Mundo, que desta vez acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, no Catar. Sempre que o maior evento esportivo do mundo acontece, pipocam dúvidas sobre o que fere ou não os direitos autorais na hora de criar e colocar no ar campanhas conteúdos […]
Vai fazer uma campanha promocional? Não esqueça de cuidar da sua reputação!
Fim de ano a gente sabe como funciona: depois do Dia da Criança vem a Black Friday e, na sequência, o Natal. Nesse ano, temos também a Copa do Mundo. Essa movimentação motiva boa parte dos empreendedores a pensar em campanhas promocionais, afinal, todos querem vender e precisam se destacar perante a concorrência. Mas é […]
Como resguardar a reputação da marca em tempos de turbulência política?
Estamos vivendo a véspera do primeiro turno de uma eleição majoritária (que elege presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais) bem turbulenta e polarizada. Ao mesmo tempo que muitas pessoas públicas, empresários e empresas estão se posicionando politicamente (e “abrindo o voto”), muitas outras estão mais silenciosas, sem emitir seu ponto de vista. Nós […]
Por que sua empresa precisa de um blog?
“Nossa, blog é coisa antiga. Por que vou ter um?” Se você é empresário e tem essa mesma reação quando sugerem essa ferramenta de comunicação para sua empresa, então esse texto é para você. Vamos aproveitar que hoje é o Dia Internacional do Blog para listar 4 motivos que deveriam te fazer olhar para os blogs […]
Por que adotar estratégias de ESG ajuda a melhorar a reputação corporativa?
Recente reportagem publicada pelo Valor Econômico afirma algo que, aqui na Éfe, nós já percebemos há bastante tempo – tanto que já falamos aqui no blog. Baseado na avaliação de especialistas em direito societário, trabalhista e ambiental, o texto diz que “não há dúvidas de que as empresas estão cada vez mais cuidadosas com a […]
4 dicas para desenvolver ou reforçar o posicionamento de marca
Bem, nós já explicamos aqui o que é e qual o objetivo do posicionamento de marca. Mas relembrando, basicamente o posicionamento é o que faz seu produto ou serviço conquistar um lugar na cabeça dos consumidores. Se formos simplificar a conversa, fazer o posicionamento da marca é decidir como quer que os clientes lembrem de […]
Posicionamento de marca: o que é e como reforçar?
Imagine essas duas situações: Situação 1: sua empresa já está no mercado, conversa com os clientes, está fazendo vendas e você quer crescer. Situação 2: você quer abrir um negócio. Tem a ideia, o produto/serviço e agora está criando sua marca para, logo mais, colocar o projeto na rua. O que ambas as situações têm […]