Planejamento de longo prazo? Nem pensar!

Fim de ano é um encerramento de ciclo, e não apenas na vida cotidiana: nas empresas, fazemos balanços, avaliações e traçamos novas metas para concretizar (ou não) ao longo dos meses. Até alguns anos atrás, era bem comum as empresas trabalharem em cima de planejamentos de longo prazo, pensando até em 10 anos pra frente. O planejamento de longo prazo ainda é realidade, mas conforme aumenta a velocidade das inovações mercadológicas e tecnológicas, aumenta também a necessidade de revisão – quase constante.

Por isso, é preciso acompanhar frequentemente o andamento do que foi planejado, para rever metas, estratégias, avaliar produtos ou serviços ofertados, realinhar objetivos, direcionar esforços de forma estratégica… Planejamento não é a nossa especialidade, isso deixamos para a nossa parceira Patricia Chiela, mas o que observamos é que nossos clientes fazem revisões a cada quadrimestre, buscando justamente readequar os cenários às ações a serem adotadas. Mas lembre-se, a visão de futuro não muda a cada minuto.

Sabendo para onde você quer chegar, entra a parte dos desdobramentos. Por exemplo, o planejamento de marketing e comunicação. Afinal, você precisa saber comunicar de forma estratégica:

– o seu negócio (reconhecimento de marca e reputação),

– os seus produtos ou serviços (consideração, venda e reputação),

– as suas campanhas promocionais e de lançamento (reconhecimento, consideração, venda e reputação).

E aí entra a nossa especialidade, sempre tendo como foco o aumento do capital reputacional dos nossos clientes. Nada de ficar seguindo tendências sem saber o porquê ou criando conteúdos sem propósito. O importante é ser coerente com a sua trajetória.

Esse conteúdo foi enviado em primeira mão para os assinantes da News da Éfe, enviada sempre na última semana do mês. Quer receber também? Clique aqui e assine!