Entenda a relação entre reputação de marca e fidelização do cliente
A pandemia de Covid-19 é um exemplo de crise que revirou o mundo inteiro, acelerou processos digitais e, consequentemente, forçou adaptações mais do que necessárias. Em um cenário como este, há um fato associado à sobrevivência de marcas no mercado que todos deveriam saber: as empresas que investem na construção da sua reputação saem mais fortalecidas após períodos de crises. Este investimento pode abranger diferentes aspectos e, dentre estes, sem dúvida, está a fidelização dos clientes. Vamos te explicar o porquê.
A fidelização do cliente consiste no processo de encantamento depois de uma boa experiência com uma marca. Para conseguir isso, é preciso pensar além do preço baixo, qualidade e variedade de produtos, afinal, muitas marcas já oferecem isso. De acordo com uma pesquisa da Harvard University, 40% das empresas deixarão de existir nos próximos 10 anos por não investirem em uma melhor experiência do cliente. Esta experiência diz respeito a todo o processo de compra do cliente, desde o acesso ao e-commerce, até o momento em que recebe o produto em casa, incluindo também o período pós-compra.
A boa experiência resultará na fidelidade, convertendo um fã para a sua marca. E qual a vantagem disto? Esse consumidor não apenas irá repetir a compra, como também será um divulgador orgânico (online o offline) do seu produto ou serviço, alguém que vai recomendar e convidar outras pessoas a conhecerem a sua empresa. A partir dessas boas relações, você conquistará novos potenciais clientes. Isso ocorre porque, mais do que nunca, os consumidores estão considerando os reviews de outros consumidores, que relatam como foi a experiência com marcas e empresas, dos mais diversos segmentos e mercados, antes de decidir fazer uma compra ou contratar um serviço.
O cliente fiel será uma referência de qualidade e o melhor caminho para receber recomendações positivas e, com isso, construir uma boa reputação, que contribuirá, de forma definitiva e assertiva, para fidelizar e atrair outros novos clientes.
Brand Lover: afinal, como fidelizar clientes?
Algumas questões chaves podem responder essa pergunta. A já citada experiência do cliente é fundamental, ela deve ser completa, inesquecível e apaixonante. Emoção e engajamento também são importantes. Contar histórias, aproximar-se dos consumidores e demonstrar empatia a ponto de eles se engajarem de tal forma, que faça com que sejam fiéis à marca.
Nesse processo, não esqueça do propósito: muito mais do que comprar e vender, é importante mostrar o verdadeiro objetivo da marca, criando uma identificação com o público. Do mesmo modo, é preciso saber dar continuidade ao trabalho, criando novos produtos, novas experiências, trazendo novidades e, principalmente, mantendo um padrão de relacionamento saudável com os seus consumidores.
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Ações de relacionamento geram resultados na reputação corporativa e das marcas - Efe Reputação
23 de fevereiro de 2022 @ 11:38
[…] assim que se causa aquele brilho no olho que antecede a fidelização do cliente. E para isso, como já explicamos aqui, é preciso dar o máximo em toda jornada do cliente, desde o acesso ao e-commerce ou à loja […]