Ações de relacionamento geram resultados na reputação corporativa e das marcas
Além de ser o marco do primeiro ano do nosso reposicionamento, 2021 foi um ano de grandes resultados aqui na Éfe Reputação de Marcas Fortes. Percebemos na prática, ao longo dos meses, o quanto as ações de relacionamento se mostram estratégicas para quem reconhece o impacto desse tipo de interação com influenciadores e creators, imprensa e formadores de opinião, colaboradores, fornecedores e pessoas estratégicas dos diferentes segmentos de negócio, para a construção de uma marca forte e conhecida.
Realizamos 20 ações nesse período, nas quais identificamos diversas formas de tornar mais próximo e efetivo o relacionamento dos nossos clientes com seus diferentes públicos de interesse.
Por que parcerias nas ações de relacionamentos são importantes?
Defendemos que ações de relacionamento bem elaboradas não precisam de um orçamento estratosférico para acontecerem. Na verdade, elas precisam de um objetivo claro, uma boa organização e seleção dos produtos, qualidade na logística e respeito às peculiaridades do perfil dos envolvidos (influenciadores, imprensa, consumidores, etc.), entre outros cuidados.
Quando duas marcas se unem para um projeto de relacionamento com stakeholders, ambas ganham, pois estreitam sua relação e mostram sua força, elementos que ajudam a construir a reputação das duas e a adquirir capital social de todos os envolvidos.
Rissul + Spaten: um lançamento acima da média
Muito se falou, no mercado da comunicação, sobre a campanha publicitária feita pela Ambev para lançar a cerveja Spaten no Brasil. Mas nós sabemos que, apesar da chancela e do reconhecimento internacional de uma marca consumida há mais de 600 anos (a cervejaria Spaten foi fundada na Alemanha em 1397), é preciso fazer mais do que o apresentar o produto e falar de suas qualidades para chamar a atenção dos influenciadores e, consequentemente, dos seus seguidores. É necessário gerar conversas sobre ele.
Sabendo disso, o Supper Rissul procurou a Éfe para promover uma ação de relacionamento em parceria com a Ambev. Partimos da história da Spaten para criar uma experiência única e germânica entregue na porta de 10 influenciadores selecionados. Para apresentar o lançamento, recriamos a gastronomia típica da Oktoberfest (festa também surgida em Munique e patrocinada pela Spaten), com o envio de salsichas, cuca e mostarda além, claro, das cervejas. A combinação agradou o paladar dos participantes – e resultou em dezenas de inserções espontâneas das redes sociais.
Ações de relacionamento contribuem para a construção da reputação
Trabalhar parcerias de forma estratégica e investir em comunicação institucional são dois dos pilares que colaboram para a construção de uma boa reputação de marca, como falamos aqui. Sabemos que essa reputação é um bem intangível constituído a partir das percepções que os diferentes públicos (colaboradores, parceiros, clientes, entre outros) têm dela, o que torna fundamental o investimento em ações que provoquem e valorizem percepções positivas.
Antes de terminarmos, uma dica: não adianta investir em ações de relacionamento se você não focar também na qualidade do atendimento e do seu produto. É assim que se causa aquele brilho no olho que antecede a fidelização do cliente. E para isso, como já explicamos aqui, é preciso dar o máximo em toda jornada do cliente, desde o acesso ao e-commerce ou à loja física até o momento em que ele recebe o produto em casa ou sai da loja.
Quer saber mais sobre ações de relacionamento e como elas podem ajudar na promoção e construção da reputação da sua marca? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira e saiba como a Éfe pode te ajudar.
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