Vai fazer uma campanha promocional? Não esqueça de cuidar da sua reputação!
Fim de ano a gente sabe como funciona: depois do Dia da Criança vem a Black Friday e, na sequência, o Natal. Nesse ano, temos também a Copa do Mundo. Essa movimentação motiva boa parte dos empreendedores a pensar em campanhas promocionais, afinal, todos querem vender e precisam se destacar perante a concorrência.
Mas é aí que as empresas colocam a sua reputação em risco: quando uma promoção não é bem planejada e implementada, ela pode resultar em críticas, que vão ter o efeito contrário ao desejado. Ou seja, vão manchar a reputação da empresa. E, aqui na Éfe, nós sabemos que transformar uma visão negativa em positiva é um trabalho muito mais complexo e demorado do que incentivar as pessoas a terem uma visão positiva sobre uma marca que até então não conhecem.
Neste post, vamos esmiuçar alguns cuidados que sua empresa precisa ter antes de colocar uma campanha promocional para rodar – e durante a sua realização. Ficar atento a isso ajudará você a construir uma boa reputação junto aos consumidores, mesmo os que ainda não compraram de você. E mais: vai fazer com que os consumidores que agora são seus clientes voltem a comprar de você, pois como comentamos aqui, a fidelização é o encantamento que a pessoa tem depois de uma boa experiência com uma marca.
Cuide bem do seu e-commerce
Se você vende através de um e-commerce, é importante seguir algumas recomendações que vão proteger você, seu cliente e, com isso, a reputação do seu negócio. Fique atento a:
Proteção dos dados do cliente: segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sites que coletam dados dos usuários devem seguir regras como ter certificação SSL, apresentar política de privacidade (informando quais dados serão captados e como serão usados), ter um canal de comunicação para os os clientes pedirem a retirada de seus dados do site e exibir mensagem de aprovação da política de privacidade pelo usuário;
Políticas da loja: mantenha no site páginas que informem o consumidor sobre as políticas (de entrega, privacidade e troca e devolução, por exemplo). Elas ajudam a evitar transtornos futuros com o cliente, pois disponibilizam para todos como cada procedimento é realizado;
Comunicação com os consumidores: uma das principais reclamações sobre sites de vendas é a dificuldade em conseguir contatar uma loja online quando a entrega atrasa ou o produto precisa ser trocado. Esconder a forma como o cliente pode achar você afeta o pós-venda, mas, mais do que isso, pode prejudicar o interesse da primeira compra e o desejo de recompra.
Vendi, e agora?
Depois que o pedido é finalizado, a empresa vive dois momentos: a entrega do produto e o pós-venda.
Em relação à entrega, você precisa garantir ao cliente que tem em estoque o produto que ele comprou, senão já vai começar a relação com uma experiência ruim. Mantenha o cruzamento das informações do estoque com a disponibilidade no site bem atualizada e evite esse transtorno.
Ok, o produto está aí, mas agora precisa chegar na casa do cliente. Você planejou bem a estrutura de logística das entregas? Isso é fundamental especialmente quando você faz uma promoção; afinal, com preço mais baixo, melhores condições de pagamento e outros benefícios, seu objetivo é vender mais do que o normal, certo? E, nesse caso, o volume de pacotes a ser despachado também aumenta.
E se eu fizer só um sorteio?
Outra prática comum em época de Black Friday, Copa e festas de final de ano é a realização de sorteios, promoções com distribuição de brindes e concursos culturais. Aqui, você precisa de atenção redobrada, pois a legislação brasileira é bem específica em relação a isso (o Ministério da Economia publicou um compilado de informações sobre o assunto, clique aqui pra acessar)
Segundo o que consta na lei, vincular a distribuição de prêmios e benefícios a qualquer modalidade de competição, seja de sorte (sorteio), conhecimento (responder corretamente algumas perguntas) ou competição (quem responder primeiro, ganha) precisa ser registrada em um órgão chamado Sistema de Controle de Promoção Comercial.
E se você está dizendo aí do outro lado “Ah, mas meu concorrente faz promoshare no Instagram, por que eu não posso?”, a nossa resposta vem inspirada naquele carinho de mãe: “porque você não é todo mundo”. Se você cuida da reputação da sua empresa, deve saber a importância de evitar atos que possam impactar negativamente nela e não vai querer correr o risco de perder sua conta na rede social ou ser obrigado judicialmente a tirar a tal promoção do ar, certo? Afinal, qualquer uma dessas consequências vai prejudicar a sua imagem perante a audiência e os clientes.
Se você quer orientações sobre como se comunicar de forma assertiva e com foco na construção de uma reputação positiva, você precisa do apoio da assessoria especializada que só a Éfe Reputação oferece pra você! Fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira, e saiba como podemos ajudar você!