Ranking indica as empresas com melhor reputação corporativa de 2021

Divulgado anualmente pela The RepTrak Company, o Global RepTrak 100 é uma pesquisa feita com empresas presentes nas 15 maiores economias do mundo e avalia a reputação corporativa dessas companhias. Participam apenas empresas líderes mundiais com receita acima de US$ 2 bilhões e classifica-se as 100 mais bem conceituadas. 

Grandes companhias como Disney, Ferrari e Adidas alcançaram as primeiras posições no ranking, mas o topo da lista foi ocupado pelo segundo ano consecutivo pelo grupo dinamarquês Lego, conhecido pela fabricação de brinquedos. Segundo o CEO do Grupo Lego, Niels B. Christiansen, no último ano, em meio à pandemia, a empresa priorizou os seus valores e investiu em ações voltadas para a cidadania, como doações aos mais necessitados, o que teria ajudado a manter uma boa percepção do público para com a marca.

Em 2021, o Grupo Lego foi a única empresa do ranking a alcançar o conceito de reputação “Excelente”. Para o The RepTrak Company, a ótima reputação do Lego pode ser explicada pela percepção positiva que as pessoas têm de todos os aspectos do negócio, principalmente em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, juntamente de suas ações. 

 

As 10 empresas com a melhor reputação corporativa em 2021

  1. Grupo Lego 
  2. Rolex 
  3. Ferrari 
  4. Grupo Bosch 
  5. Harley-Davidson 
  6. Canon
  7. Adidas 
  8. The Walt Disney Company 
  9. Microsoft 
  10. Sony

 

Natura & Co é a brasileira mais bem colocada

Ocupando a posição de número 42, a Natura&CO é a única brasileira listada na pesquisa. A gigante dos cosméticos congrega as marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aésop que, juntas, somam, por exemplo, US$1 bilhão investidos em causas ligadas às mulheres nos últimos 40 anos. 

 

Lições sobre reputação corporativa

Além do ranking, o The RepTrak Company também disponibiliza um relatório com insights e lições sobre a reputação corporativa. Confira alguns dos principais pontos trazidos:

  • Não existe um momento bom ou ruim para se focar na reputação corporativa da sua empresa. Mesmo em momentos difíceis, como a pandemia, é possível manter uma boa reputação ou até mesmo melhorá-la;
  • O consumidor valoriza mais empresas que se posicionam e mostram quais atitudes e medidas estão tomando para resolver os problemas do momento;
  • A reputação não é estática, ela é fluida, está em frequente evolução e deve ser trabalhada constantemente;
  • Uma boa reputação blinda uma empresa e a protege de riscos;
  • Grandes líderes monitoram as reputações corporativas de suas empresas continuamente;
  • A pandemia consolidou a visão de que as empresas têm uma responsabilidade mais ampla sobre seus públicos, principalmente com seus colaboradores e precisam ser mais empáticos com eles;
  • Num momento como o atual, os stakeholders desejam uma comunicação clara, direta e confiável, como forma de minimizar as incertezas trazidas pela pandemia;
  • O público tem atribuído uma percepção positiva a empresas que se comprometem com uma causa social ou que têm ações voltadas à preservação do meio ambiente;
  • O período da pandemia também mostrou que as empresas precisam definir e articular suas principais políticas e procedimentos, estabelecendo diretrizes claras para agir em momentos de crise;
  • E ainda, priorizar comunicações empáticas e personalizadas, voltadas para as necessidades de cada um dos seus públicos.

 

Como é feita a pesquisa?

O ranking é definido por uma pontuação medida através do Reputation Scores, que atribui uma nota de 0 a 100 à reputação das empresas a partir das percepções do público em relação a ela e dos resultados do negócio, observando, por exemplo, se os clientes demonstraram disposição para comprar, recomendar ou confiar na marca. A pesquisa observa ainda, o trabalho das empresas em sete dimensões, são elas: Produtos e Serviços, Inovação, Local de Trabalho, Governança, Cidadania, Liderança e Desempenho.

 

Reputação deve ser preocupação para todas as empresas

A gente sempre repete: toda empresa deve se preocupar com seu nível de reputação perante seus públicos. As grandes ajudam a apontar as diretrizes que podem ser adotadas pelas empresas de menor porte. Os recursos e a realidade de cada empresa determinam esses limites. Mas o fato é que até a menor das empresas pode e deve trabalhar a sua reputação corporativa. Quer saber como? Fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira.