Posicionamento de marca: o que é e como reforçar?
Imagine essas duas situações:
Situação 1: sua empresa já está no mercado, conversa com os clientes, está fazendo vendas e você quer crescer.
Situação 2: você quer abrir um negócio. Tem a ideia, o produto/serviço e agora está criando sua marca para, logo mais, colocar o projeto na rua.
O que ambas as situações têm em comum? Nas duas, um posicionamento de marca é necessário para fazer os negócios bombarem. Aqui no blog, vamos dar várias dicas de como se posicionar. Mas, antes de ensinar você a desenvolver ou reforçar seu posicionamento de marca, precisamos dar um passo atrás e explicar o que isso significa.
O que é posicionamento de marca?
Philip Kotler, mais conhecido no nosso meio como o pai do marketing, popularizou os 4 Ps do Marketing – Preço, Produto, Praça e Promoção – listados por Jerome McCarthy no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”. Para eles, estes são os 4 pilares que devem ser contemplados na hora de colocar a marca no mercado, criar estratégias, se diferenciar dos concorrentes e cobrir todos os pontos de contato da marca com seu consumidor.
É o mesmo Kotler que citamos para explicar o que é posicionamento de marca. Para ele, o posicionamento é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Ou seja, é o que faz seu produto ou serviço conquistar um lugar na cabeça dos consumidores.
Assim, o posicionamento de marca envolve visibilidade e conexão com os usuários. Afinal, para fazê-lo acontecer a empresa precisa conhecer ao máximo tanto seu segmento de mercado quanto os potenciais clientes. Ao compreendê-los, a empresa consegue se apresentar como solução para problemas reais das pessoas.
Entre os benefícios do posicionamento de marca, destacam-se:
- clientes novos e recorrentes (afinal, eles estão sempre lembrando da sua empresa);
- reconhecimento e visibilidade da marca;
- relevância no mercado e autoridade perante a audiência e o nicho;
- mais credibilidade em relação à concorrência.
Agora que temos claro o que é posicionamento de marca, podemos pensar em como construir – ou reforçar – o da sua empresa.
Sabe quem faz isso maravilhosamente bem? Sim, ela, a Coca-Cola!
Não apenas de vendas, a Coca-Cola é um dos melhores exemplos de sucesso de posicionamento de marca, mantendo-se viva e forte há 125 anos e, hoje, em um mercado altamente competitivo. Quando nós tomamos uma Coca-Cola, não estamos consumindo um “refrigerante de cola não alcoólico”. Estamos “abrindo a felicidade” ou, como a marca mesmo diz, vivendo “o lado Coca-Cola da vida”.
A marca não se posiciona como um produto, ela é muito mais: é sinônimo de amizade, alegria, diversão, família, confraternização, carinho… Ao se posicionar dessa forma, a empresa atende a um objetivo maior: estimular seus clientes a compartilharem momentos e experiências.
Quer saber como criar um posicionamento de marca de sucesso? Acesse aqui 4 dicas que preparamos para você
Entendeu o que é posicionamento de marca e porque ele é tão importante? Se você quer começar o seu agora (ou reformular um posicionamento antigo), saiba que é importante contar com o apoio de uma assessoria especializada em reputação, que vai orientar você em todo o processo. Fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira, e saiba como a Éfe Reputação pode ajudar você!
4 dicas para desenvolver ou reforçar o posicionamento de marca - Efe Reputação
12 de agosto de 2022 @ 14:12
[…] nós já explicamos aqui o que é e qual o objetivo do posicionamento de marca. Mas relembrando, basicamente o posicionamento é o que faz […]