Uma lição de Reputação, Relevância e Autoridade com Beyoncé e Verizon Media no Super Bowl
Por Tamires de Moraes*
O Super Bowl, transmitido no último domingo, é um dos maiores eventos esportivos do mundo e, por isso, muito esperado por quem curte o esporte e também pelos que gostam de analisar os marcos da comunicação, especialmente os relacionados ao intervalo do evento – o famoso Halftime Show. Grandes marcas gastam milhões para ter 30 segundos ou até um minuto de tela e, entre elas, eu quero destacar a Verizon Media.
A empresa de telefonia dos Estados Unidos convidou a cantora Beyoncé para estrelar sua propaganda. Lembrando que a artista não é vista realizando campanhas publicitárias com frequência, o que não tirou o brilho de sua aparição no Super Bowl, dando mais uma vez uma aula sobre como construir e manter uma imagem poderosa.
A presença de Beyoncé na indústria da música não é apenas sobre talento vocal. Ela personifica um modelo de excelência em Reputação, Relevância e Autoridade que transcende o palco e se estende para o mundo dos negócios.
Muito reservada, Beyoncé não é o tipo de artista que expõe rotina e vida pessoal de forma exagerada nas redes sociais. Ela se limita a utilizar a ferramenta de forma estratégica para anunciar seus trabalhos e, algumas vezes, mostrando momentos com a família.
Menos dancinhas e exposição de si, mais foco nas pessoas ao redor
A verdadeira essência do sucesso de Beyoncé reside na sua capacidade de entender e satisfazer as expectativas do seu público. Seja lançando novas tendências musicais ou sendo uma fonte de inspiração para outros artistas, ela permanece atenta às necessidades e desejos dos fãs. Isso não só aumenta a fidelidade do público, mas também impulsiona o engajamento.
A Queen B sempre buscou a excelência em seu trabalho, focando em chegar ao topo e fazer história. Uma das artistas mais premiadas da história da música, ela tem 22 prêmios Grammy na estante, e é a mulher mais indicada e a segunda mais premiada da história da premiação. Essa é a primeira lição que ela nos ensina: focar na excelência. Por mais que existam barreiras, você precisa buscar referências, estudar o mercado e entender suas dores. Isso não apenas fortalece sua imagem pública, mas também serve como um exemplo inspirador para outros profissionais que desejam deixar sua marca no mundo e se tornar autoridade no seu nicho.
Reputação se constrói e se mantém no longo prazo
A construção e manutenção de uma reputação sólida são pilares fundamentais da carreira de Beyoncé. Ao longo dos anos, ela demonstrou habilidade em evitar escândalos e polêmicas, o que não foi possível no episódio de traição do seu marido Jay Z, quando a cantora mostrou como contornar a situação e fazer do limão um Lemonade. Esse álbum é um dos capítulos dessa gestão de crise, pois ela utiliza da sua arte para falar do tema, do seu sofrimento e do perdão, sem retomar o assunto diretamente nem dar a resposta que todos esperavam.
A boa reputação construída e fomentada ao longo dos anos, somada à prática de ter uma vida mais preservada perante a imprensa, colaboraram com a estratégia de gestão de crise, reduzindo a chance de insistências em um posicionamento da artista sobre o caso.
Ou seja, o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional demonstra ser possível alcançar sucesso em várias áreas sem comprometer a integridade ou o bem-estar pessoal. E se mostra um ponto crucial para manter uma reputação sólida e sustentável ao longo do tempo.
Agora, voltemos ao Super Bowl!
Permanecer relevante mesmo com lançamentos menos frequentes é outra marca da Beyoncé. Sua estratégia de se manter na vanguarda da cultura pop, combinada com a habilidade de capitalizar oportunidades, é exemplificada de forma brilhante quando o comercial da Verizon Media mostra a artista em várias versões da sua trajetória e de outros acontecimentos do mundo para tentar “quebrar a internet” da Verizon, o que só acontece quando, no final, ela anuncia que o público está preparado para uma nova música – o que seria o ato que “quebra a internet”. Na sequência, foi anunciado o tão aguardado Ato 2, seu novo álbum, em simultâneo ao lançamento de duas novas músicas ( TEXAS HOLD ‘EM e 16 CARRIAGES).
Ao alinhar sua imagem com uma marca de renome, a artista reforça sua posição como uma figura de autoridade e influência e a Verizon ganha na credibilidade e fica marcada ao ser vinculada ao lançamento do trabalho da artista, trazendo todo o holofote para esse acontecimento.
Certamente muitos vão lembrar do Super Bowl 2024 não só pelo show do Usher, mas também pela propaganda da Beyoncé. Isso mostra que o evento não é apenas um momento de entretenimento, mas sim uma lição sobre como construir e manter uma reputação de excelência, permanecer relevante em um mundo em constante mudança e exercer autoridade com graça e determinação. Nos mostra também que é fundamental analisar o cenário, usar as oportunidades ao seu favor e não se limitar.
*Assistente de Comunicação na Éfe Reputação. Jornalista, cursando pós-graduação em Ciência Política. Gateira que adora uma make colorida. Conhecimentos em memes e divas pop.
(Créditos da Imagem: Verizon Media. Reprodução: @BeyonceaccessBr)