Por que sua empresa deve investir em assessoria de imprensa em 2022?
Ainda duvida da importância de se contar com uma assessoria de imprensa em 2022? Então esse texto é para você! Para ser bem lembrado pelo seu consumidor, você precisa mostrar a sua empresa, seus produtos e serviços de uma forma positiva – e estar bem posicionado na gôndola ou ter um site pode não ser o suficiente.
A assessoria de imprensa trabalha para construir essa imagem positiva e, mais do que números, entrega outros diferenciais que impactam de forma tangível e intangível na sua marca! Nesse texto nós listamos 5 motivos que vão fazer você entender por que precisa investir em assessoria de imprensa:
1. Aumenta a visibilidade da sua marca
A gente sabe que “quem não é visto não é lembrado”, mas essa frase tem um duplo sentido bem perigoso. Afinal, como você quer ser visto? Como as pessoas vão lembrar dos seus produtos ou serviços? Uma assessoria de imprensa não vai apenas “distribuir releases” em quantidade; ela vai fazer uma divulgação planejada do seu negócio, oferecendo aos jornalistas e formadores de opinião informações e pautas relevantes e positivas sobre a sua marca.
2. Ajuda a conquistar autoridade
Ao promover uma divulgação positiva junto à imprensa e adequada aos seus objetivos de negócio, o trabalho da assessoria de imprensa coloca sua empresa como especialista na sua área de atuação. Isso faz com que os consumidores tenham uma imagem positiva da sua marca, o que resulta em lembrança no ponto de venda, recomendações e, também, em cliques quando a pessoa usa a internet para buscar informações em fontes que considera confiáveis.
3. Otimiza seu posicionamento em buscadores como o Google
Já que falamos em internet, vale lembrar que as citações a uma marca feitas por sites considerados confiáveis pelos buscadores colaboram com a encontrabilidade do seu negócio. Sites bem relacionados, citados nominalmente ou através de link por outros sites relevantes são entendidos como uma boa fonte – o que resulta em maior visibilidade e alcance do público.
4. Todos precisam de um media training
E se você acredita que, por ser “apenas” um funcionário, não precisa de media training (ou treinamento para falar com a mídia), está enganado! Em um mundo tão conectado como o nosso, “falar na internet” é muito fácil e, ao mesmo tempo, perigoso. Advogados trabalhistas destacam que mesmo fora do ambiente de trabalho e do expediente, o colaborador continua sendo visto como parte da imagem da empresa, mesmo em perfis sociais pessoais.
Por isso, comentários, publicações, compartilhamentos podem acarretar uma demissão, especialmente quando comprovam que o colaborador agiu de má fé, mentiu ou manchou a imagem da empresa. Por isso, é essencial que todo profissional saiba como se portar e fazer o melhor uso tanto das redes sociais (inclusive pessoais) quanto se posicionar perante a imprensa, formadores de opinião e influenciadores do setor de atuação da empresa.
5. Estar pronto para uma gestão de crise
Enquanto o media training tem como objetivo preparar os profissionais para saberem como se posicionar, a gestão de crise entra em cena quando o problema está em iminência de acontecer (e a gestão vai gerenciar seus riscos). Ou, quando o problema já não pode mais ser resolvido de forma simples e se torne necessário reduzir seu impacto sobre a imagem da marca, entre outros prejuízos.
Um exemplo recente é o “caso Monark“. Bruno Aiub, apresentador do Flow Podcast, defendeu ao vivo a criação de um partido Nazista no Brasil e as pessoas, através das redes sociais, começaram a cobrar as empresas que anunciam ou já anunciaram no programa, incluindo Ifood, Bis e Puma, entre outras. Ou seja, uma fala de terceiros acionou a gestão de crise nessas empresas, que precisaram se posicionar rapidamente para, assim, minimizar o impacto negativo da fala em suas marcas.
Para estar bem orientado durante todo o ano e contar com uma consultoria que vai ajudar você a aproveitar as melhores oportunidades junto à imprensa e formadores de opinião, otimizar o trabalho com influenciadores (contando com um contrato que estabeleça limites em relação a certas pautas) e evitar qualquer crise, fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira. Ela poderá estabelecer, com você, uma proposta que atenda às suas necessidades.