O que torna a sua empresa interessante para a imprensa?

Empresas que projetam crescimento e o aumento da sua participação de mercado devem procurar estar sempre em evidência, visando o melhor relacionamento com o seu público. Nesse contexto, é fundamental que seja mantido um trabalho de comunicação voltado para a presença nos veículos de imprensa. Existem inúmeras oportunidades para fortalecer a marca com notícias de interesse pessoal, coletivo ou midiático do seu público-alvo em jornais, sites e portais de notícias, rádio e TV. Mas, diante de tantos acontecimentos e assuntos no dia a dia, como tornar a sua empresa interessante para a imprensa?

Todo material veiculado pelos jornais parte do princípio do interesse público, ou seja, o quanto um determinado fato ou assunto irá influenciar no cotidiano dos leitores. Nesse sentido, a marca oferecer um conteúdo relevante e diferente é um dos segredos para atrair a atenção do público. Outro princípio jornalístico é a imparcialidade. Por isso, os materiais veiculados pela imprensa têm um forte impacto em relação à credibilidade, a qual também está amparada na fonte da informação. Grande parte das reportagens produzidas tem sempre a opinião de um profissional experiente e com capacidade técnica para dar o embasamento necessário a uma matéria jornalística. Essa fonte pode ser você e a sua empresa. 

 

Como colocar em prática?

O ideal é saber explorar os detalhes, a história e os pontos fortes da sua empresa, transformando-os em pautas interessantes para a imprensa, e, logo, potencializando a exposição da sua marca nos meios de comunicação. O caminho mais curto nesse processo passa pelo profissional de comunicação, mais especificamente, a assessoria de imprensa. Segundo o ensaísta Paul Graham, no âmbito empresarial, a função da assessoria de imprensa é “manter o público informado acerca da missão, políticas e práticas da empresa de uma maneira positiva, consistente e com credibilidade”.

O assessor de imprensa, além do conhecimento prático da função, também é um jornalista que sabe identificar o que interessa à imprensa. Este mantém uma rede de contatos que facilita a aproximação com os  pelas publicações nos veículos de comunicação. São definidas estratégias para um diálogo mais efetivo com a imprensa, conforme o objetivo do contato. Dentre elas:

Press-release: texto escrito em formato de notícia, cujo objetivo é comunicar aos veículos de comunicação sobre um acontecimento da empresa. Pode se referir a seus produtos, serviços, eventos, novidades ou modelo de negócio.

Press-kit: criado para apresentar uma empresa ou um serviço para a mídia. Nele, estão presentes objetos que traduzem o que é aquele negócio.

Press-trip: é uma ferramenta para ampliar e fortalecer o relacionamento de marcas com a imprensa e influencers através de viagens ou visitas guiadas a determinados locais, eventos, empreendimentos, lançamentos de produtos e projetos de uma instituição.

Relacionamento com a mídia: encontros, reuniões e cafés com jornalistas fazem parte da consolidação do relacionamento e diálogo da instituição com a imprensa. A ponte é feita pela assessoria de imprensa.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira e saiba mais sobre o serviço de assessoria de imprensa desenvolvido pela Éfe.