Em 2025, não esqueça da reputação do seu negócio
Estamos no último trimestre do ano, com todos seus eventos, finalização de projetos, metas a serem cumpridas e a necessidade de planejar o próximo ano. Seu planejamento estratégico ainda é aquele clássico, com metas de curto, médio e longo prazo, sem brechas para revisão e que, boa parte das vezes, vai parar dentro da gaveta? Então, para tudo e vem pra 2024!
Como defende a Patrícia Chiela, nossa parceira em planejamento estratégico, é preciso revisitar continuamente esse plano para adaptá-lo aos desafios e oportunidades que surgem em velocidade cada vez mais rápida. É preciso fazer isso sem perder a visão de futuro e honrando o passado da empresa – afinal, o que a trouxe é a base para os próximos passos.
Pensando nisso, é preciso questionar e ir além das metas financeiras ou operacionais. É preciso pensar na longevidade do negócio, na construção e fortalecimento da reputação, cada vez mais, um dos principais pilares desse planejamento.
Como nós já falamos aqui, a reputação é um dos maiores ativos de uma organização. E, no cenário atual de desinformação e deepfake que colocam em dúvida o que é real ou não, investir de forma intencional na conquista da confiança dos públicos e na construção da credibilidade é essencial para superar crises e criar novas oportunidades. Ou seja, a reputação, que sempre foi importante, torna-se fundamental!
É por isso que negócios que priorizam a gestão da reputação conseguem se adaptar rapidamente a mudanças, reduzir os impactos de crises e aproveitar oportunidades de crescimento. E isso com todos os públicos de interesse, não apenas com clientes (colaboradores, fornecedores, etc).
Mas, na prática, como fazer isso? Compartilhamos algumas dicas direto do nosso método de planejamento de reputação para te ajudar:
5 dicas para incluir a reputação no planejamento 2025
Mesmo que sua empresa já tenha começado a planejar o próximo ano, ainda dá tempo de integrar a reputação ao processo estratégico. Para começar, você deve:
- identificar os stakeholders ou públicos de interesse: além dos clientes, você precisa trabalhar de forma intencional os colaboradores (marca empregadora), fornecedores, comunidade, entre outros… Construir reputação positiva com cada um deles vai ajudar a resolver outros problemas que devem surgir no planejamento como atração e retenção de talentos, melhores negociações de matéria-prima, entre outros. Definida a lista de stakeholders, defina quais serão trabalhados prioritariamente.
- fazer uma SWOT focada na reputação: antes de planejar, é preciso se apropriar do cenário. Comece revisando o desempenho de 2024 e identificando quais foram os pontos fortes da sua empresa, quais os desafios enfrentados sob o olhar da reputação. Além disso, analise o cenário externo e mapeie as oportunidades e ameaças que podem impactar esse ativo.
- definir metas reputacionais: quando a reputação é sólida, a empresa é vista como confiável, capaz de entregar valor real para seus públicos e resiliente em tempos de crise. Por isso, inclua KPIs que meçam a reputação da empresa junto das metas financeiras e operacionais. Entre estes indicadores, leve em consideração o nível de satisfação dos clientes, o engajamento dos colaboradores e a percepção da marca no mercado; todos impactam diretamente nos resultados financeiros.
- sensibilizar as lideranças: a reputação da empresa e das lideranças estão intimamente conectadas, como explicamos aqui. Eles materializam os valores, propósitos e comunicam as estratégias. Sensibilize-os para o tema e mostre como a reputação impacta os resultados na prática. É a partir deles que o planejamento acontece, afinal, a confiança depositada na marca aumenta quando as lideranças refletem seus princípios e agem com transparência.
- invista em um plano de prevenção de crises: um dos maiores erros é esperar que a crise aconteça para agir. Crie um plano de gestão e prevenção de crises que integre ações de comunicação interna e externa, com foco na proteção da reputação. Antecipar-se a problemas potenciais pode ser a diferença entre superar uma crise com confiança ou sofrer danos irreparáveis.
Aposte na reputação como fator do seu sucesso em 2025
Boa reputação é cada vez mais sinônimo de sucesso e é bom ter em mente que é maratona, não uma estratégia de curto prazo. Esse ativo valioso e duradouro precisa ser cultivado e protegido e, para isso, você deve incluir a construção e a gestão da reputação no seu planejamento estratégico.
Nosso método exclusivo alinha a gestão de reputação aos objetivos de negócio de forma prática e com foco no resultado. Do planejamento até a formação de lideranças, nós podemos contribuir com a sua empresa. Marque uma reunião com a Fabiane e construa no presente um futuro de confiança, credibilidade e diferenciação no mercado.