A CazéTV chegou para tirar o lugar da mídia tradicional?
Resposta e spoiler: tem lugar para todos!
Que a CazéTV é um fenômeno da internet, ninguém tem dúvidas. Mas será mesmo que os youtubers vieram para tirar o lugar da televisão? Em 2022, o canal de Casimiro Miguel exibiu diversos jogos da Copa do Mundo do Catar – e pela primeira vez, a Globo dividiu os direitos de transmissão com um concorrente diretamente da internet.
Na época, o próprio streamer tornou público seu sonho de transmitir os Jogos Olímpicos e teve seu desejo realizado em 2024. Já no clima olímpico, foi criada uma rivalidade entre o canal online e o PlimPlim. Quem estava conseguindo mais audiência? Vamos aos números:
Na cerimônia de abertura das Olimpíadas, a CazéTV conseguiu cerca de meio milhão de espectadores simultâneos. Já na Globo, foram 36,4 milhões de telespectadores, levando em consideração a cobertura multiplataforma (TV aberta, TV paga e streaming) – o que inclusive representa um crescimento de quase seis milhões na comparação com a cerimônia de Tóquio, em 2021.
Ou seja, olhando para os números, a Globo continua muito à frente da CazéTV. Porém, numa análise mais aprofundada, não podemos deixar de levar em consideração que cada uma das plataformas atinge públicos diferentes – e há público para todos, especialmente no esporte. Em entrevista para a Veja, o chefe de conteúdo da CazéTV, Fabio Medeiros, afirma que eles justamente estão mirando um público que quer consumir conteúdo esportivo de múltiplas formas.
Disputa boa para todos
E sabe quem sai ganhando com isso? Nós, profissionais de comunicação. A TV está longe de morrer (ainda bem!) e os streamings estão cada vez mais fortes. São mais oportunidades de trabalho para quem deseja estar nas telas e para os que preferem a comunicação institucional, mais espaços para conectar as empresas a diferentes públicos.
E a audiência também sai em vantagem com mais opções de consumo de conteúdo. Há quem prefira uma cobertura mais tradicional, jornalística e informativa, na TV aberta. E também aqueles que curtem um clima descontraído nas transmissões, misturando informação e humor – e aqui vale destacar que essa também pode ser uma armadilha, já que a própria CazéTV esteve envolvida em polêmicas com o time de vôlei e do nado sincronizado durante a transmissão dos jogos.
Como falamos no início do texto, há lugar para todos: telas, gostos e profissionais. E você, já colocou os streamings, podcasts e outras plataformas dentro da sua estratégia de comunicação e marketing? Chame a Éfe para entender como a assessoria de imprensa e a presença nesses espaços podem contribuir para a reputação da sua empresa.