Tendências de comunicação para 2025 (e além)
A comunicação está em constante transformação e 2025 promete ser um ano de mudanças ainda mais aceleradas. Com tecnologias que redefinem a maneira como nos conectamos a tendências que colocam o humano no centro das estratégias, as marcas precisam se adaptar para se manterem relevantes. Nós selecionamos as quatro principais tendências que já se apresentaram em 2024 e prometem agitar ainda mais os próximos anos.
-
Inteligência Artificial e automação com foco nas pessoas
Já temos uma infinidade de conteúdos produzidos por IAs generativas. Relatório da Agência de Aplicação da Lei da União Europeia estima que, até o final de 2026, 90% do conteúdo online poderá ter sido gerado por IA. E esse cenário já vem colocando as histórias humanas novamente como protagonistas, afinal, as pessoas querem engajar com experiências pessoais reais, com aquele olhar de “huuum, a inteligência artificial não poderia fazer isso”.
Ou seja, cada vez mais os bastidores, as imagens reais dos clientes, a perspectiva das lideranças, entre outros formatos de conteúdos centrados nas pessoas, é o que ajudará as marcas a terem conexões mais profundas, facilitando com que a audiência se conecte com elas.
Um post no Instagram com imagens de pessoas chega a ter até 38% mais engajamento do que um post relacionado a produto.
Isso quer dizer que não se deve usar as IAs generativas? De modo algum, elas são um caminho sem volta. Porém, para 2025 o rumo é claro: o foco estará no equilíbrio. Quem adotar as IAs generativas como ferramenta, e não como fim, potencializando processos e auxiliando os colaboradores, estará à frente.
E aqui não falamos apenas de criação de conteúdo, mas também das automações de respostas e análise de dados, entre outros usos. Pessoas no centro da estratégia, no atendimento ao cliente, na criação de campanhas e no gerenciamento de crises é o grande diferencial. É o que faz da sua empresa única!
-
Assessoria de Imprensa como aliada contra a desinformação
O excesso de informações disponibilizadas online e a crescente disseminação de desinformação, inclusive em relação às empresas, tornam a Assessoria de Imprensa uma ferramenta essencial para fortalecer as narrativas e reputação das marcas e suas lideranças.
Mais do que garantir visibilidade em veículos relevantes, a Assessoria de Imprensa desempenha um papel estratégico ao conectar as organizações a discussões relevantes para os negócios, ampliando a credibilidade e a profundidade das mensagens transmitidas. Ela permite uma conexão com os públicos por meio de fontes confiáveis, reforçando mensagens-chave e alinhando-se aos valores e objetivos do negócio.
Inclusive, uma possibilidade em alta – que reforça ainda mais a importância da Assessoria de Imprensa para 2025 – é a volta das revistas impressas. Com ar de luxo, exclusividade e sem um algoritmo responsável pela curadoria, elas ressurgem atendendo as possibilidades que marcas de todos os segmentos, inclusive as plataformas de mídia, têm de se conectar e gerar desejo em relação ao conteúdo que produzem.
Quando o público busca por autenticidade e confiança e valoriza o que é produzido por outras pessoas, investir em Assessoria de Imprensa é uma forma de promover esse relacionamento e humanização do negócio, destacando a marca, seus produtos e líderes, além de combater os efeitos nocivos da desinformação – ou, pior, da falta de informações corretas sobre o seu negócio.
-
Infoxicação e a volta ao conteúdo aprofundado
Há alguns anos, o ex-CEO da Google, Eric Schmid afirmou que, a cada dois dias, geramos a mesma quantidade de informações produzidas por toda a humanidade até 2003. Se considerarmos o aumento das pessoas e empresas conectadas e da velocidade com que se disponibiliza informações online, esse volume é bem maior atualmente.
Combinado com o ritmo também acelerado das trends que viralizam – e podem durar apenas três a cinco dias, segundo o TikTok –, temos um ambiente de “infoxicação“, uma verdadeira intoxicação de informações. E essa velocidade não só desgasta a presença das marcas, mas também compromete a qualidade das interações e conteúdos.
A escolha do termo brain rot como palavra do ano pelo Dicionário Oxford reforça essa preocupação (e nós já falamos disso aqui). O consumo excessivo de conteúdos superficiais está afetando nossa capacidade de reflexão e raciocínio complexo. Para marcas, isso é um alerta: sua comunicação está ajudando sua audiência a crescer ou contribuindo para essa deterioração?
Scott Galloway, professor e pesquisador, aposta no Youtube e podcasts como, respectivamente, plataforma e formato de 2025. Ambas previsões, afirma Beatriz Guarezi, da Bits to Brands, apontam para a mesma direção: a atenção.
Como solução, apresentamos a possibilidade de se investir em conteúdos que saiam da superfície.
Em 2025, veremos o crescimento na busca por materiais que ofereçam profundidade e valor, como newsletters, podcasts, vídeos longos no YouTube (e também no Tiktok, em formato vertical) e blogs especializados.
Ao priorizar a qualidade, as empresas se posicionam como referências, conquistando a confiança e a atenção de um público cada vez mais seletivo.
-
Lideranças digitais: CEOs como creators e influenciadores
O Sked Social Media Trends Report 2025 revela uma mudança clara na forma como as marcas se conectam com seus públicos:
72% dos consumidores preferem interações autênticas e rejeitam conteúdos oportunistas.
Essa tendência destaca a importância de lideranças assumindo um papel ativo nas redes sociais, representando marcas de forma genuína e estratégica. No Linkedin, por exemplo, posts com experiências reais de colaboradores superam o desempenho de anúncios corporativos. O report cita a Patagonia, que recentemente compartilhou a experiência de Kris Tompkins, sua primeira CEO, falando sobre sustentabilidade – e o quanto um conteúdo assim gera um engajamento muito mais significativo do que campanhas tradicionais.
Ou seja, é cada vez mais complexo (ou seria impossível?) separar o líder empresarial do criador de conteúdo. Em 2025, gestores e CEOs não apenas liderarão operações, mas também moldarão narrativas que humanizam as marcas que representam, promovendo conhecimento e criando conexões diretas com o público. Para isso, vão precisar investir em uma presença digital estratégica e autêntica que ajudará a manter a relevância da marca e do profissional, além de consolidar ambas reputações.
Apenas com uma comunicação eficaz você vai construir conexões sólidas e reputações duradouras para sua empresa e lideranças. As marcas que estiverem preparadas para equilibrar inovação e autenticidade terão um diferencial poderoso – e nós podemos ajudar você nesse processo.
Quer aplicar as tendências de forma estratégica e colocar sua empresa e lideranças à frente dos concorrentes? Chame a Éfe Reputação para comunicar a força da sua marca com estratégias personalizadas.