Se você não quer ser só mais um, invista em relacionamento
O que você faz para construir um vínculo duradouro e positivo das pessoas em geral (ou seja, os stakeholders) com seu negócio? Para o marketing, relacionamento é uma abordagem estratégica de comunicação eficaz e constante desenvolvida a partir da compreensão das necessidades e expectativas de cada categoria de pessoas.
O relacionamento acontece em todas as pontas do negócio. Ele passa pela forma como sua empresa se comunica e interage, como negocia e vende, o que entrega (a qualidade dos produtos e serviços), como cuida das suas pessoas e como mantém os públicos engajados ao longo do ciclo. Por isso que, independente do stakeholder (clientes, público em geral, fornecedores, equipe, concorrentes, imprensa e formadores de opinião, entidades e governo), o bom relacionamento resulta em benefícios como:
maior fidelidade e recomendações
redução do custo de aquisição de novos clientes
aumento da confiança na marca
geração de insights e ideias para novos produtos e serviços
Uma forma bastante usada para promover o relacionamento – e que, por isso, acaba sendo banalizada e mal executada – é o envio de kits para stakeholders. Essa estratégia pode ter por objetivo divulgar novos produtos, demonstrar carinho e cuidado com os colaboradores, reforçar o posicionamento ou aumentar a conscientização sobre a marca e promover a participação e a fidelidade. Tudo depende daquilo que queremos reforçar.
Contar com testemunhas reais faz a diferença lá na ponta: segundo o report State of User Generated Content 2022, da plataforma TINT, 39% dos entrevistados afirmam não confiar em influenciadores pagos e 22% têm uma postura neutra em relação a eles. Ou seja, precisamos gerar conversas, sejam elas online ou offline, sobre o que fazemos. O clássico boca a boca.
Na prática, como fazer bem feito?
Como fazer as ações de envio e obter os melhores resultados? Comece pelo básico: enviar o kit só pelo kit vai transformar a sua ação em apenas um recebido. Para ser estratégico, o presente precisa ser parte de uma ação completa, que atende a objetivos claros para o negócio, ter contexto, ser personalizado e útil para quem o recebe.
Portanto, o passo um é entender qual nosso objetivo. O dois, é pensar em quem vai receber e como o kit pode deixar de ser apenas mais um presente para se tornar uma experiência de relacionamento que reforce a mensagem que queremos passar. Nós já realizamos envios de vários tipos para nossos clientes e alguns dos cases estão no nosso site.
O mais recente foi por conta da inauguração do Rissul em Estância Velha (mais detalhes aqui), quando desenvolvemos uma ação com pessoas estratégicas da cidade que teve como objetivos o aumento da conscientização e compreensão sobre a empresa, dando visibilidade e melhorando a percepção dos stakeholders sobre a marca, e o fortalecimento do relacionamento.
O estudo CX Trends 2023, da Octadesk, indica que 75% dos entrevistados pagariam mais caro por um produto ou serviço se tivessem uma experiência melhor. Com uma ação de relacionamento, a experiência que você proporciona pode refletir não apenas no hábito de consumo da pessoa envolvida, mas das pessoas que ela impacta, direta ou indiretamente.
O passo 3 é dar continuidade periódica, afinal, relacionamento pode ter data pra começar, mas dificilmente tem data para terminar. A estratégia ganha corpo e vai para outras ferramentas como e-mail marketing, produção de conteúdo e outras experiências. Se você quer saber como adotar essa estratégia para o seu negócio, fale com a Fabi.
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