Além do gelo: a jornada visual de 15 expedições para a Antártica
O livro “Expedições Antárticas”, de Cesar Rodrigo dos Santos, traz um relato das 15 expedições realizadas pelo autor à Antártica entre 2002 e 2017, divididas em seis capítulos. Ao longo desse período, Cesar viajou em navios polares de apoio à pesquisa e também em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Na Antártica, permaneceu em acampamentos, Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e também nos próprios navios Ary Rongel e Almirante Maximiano. Combinando ciência e arte, o livro oferece uma rica perspectiva visual das suas vivências, permitindo ao leitor mergulhar no ambiente polar como se estivesse presente.
O lançamento de “Expedições Antárticas” será no dia 10 de outubro (quinta-feira), às 19h30, no Museu do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, em evento fechado para convidados. O evento tem um significado especial, pois marca a reabertura do museu, que ficou fechado após as enchentes de maio.
Também no local, estará disponível, de 10 a 30 de outubro, uma exposição gratuita com uma seleção de fotos do livro. Todas as imagens contam com um QR Code que direciona para a audiodescrição da obra. As visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 2200-0640.
“Durante estes anos, utilizei desde câmeras com disquete ou filmes até as digitais mais atuais. O olhar de cada fotógrafo é único e marca seu estilo de fotografar e mostrar as cores e belezas deste local ímpar, onde poucos têm a oportunidade de visitar”, relata Cesar.
Segundo o autor, a divulgação de informações sobre a Antártica é um objetivo do Brasil, que tem interesses em poder decidir através do seu voto o futuro do continente por meio do Tratado Antártico. “Apesar de ser um território onde nenhuma nação tem domínio, existem reivindicações. Mas enquanto persistir o tratado, essas belezas não podem ser exploradas comercialmente por nenhum país, pois o local influencia o clima de todo mundo, além de ter ligação direta com o nosso país, que recebe algumas aves e baleias vindas do continente gelado”, informa o pesquisador.
Unindo biologia à fotografia
O livro é também uma reflexão sobre a fusão entre a biologia e a fotografia. Cesar é biólogo de formação e foi pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), realizando as expedições através do Programa Antártico Brasileiro (
Ele uniu seu conhecimento científico com seu talento atrás das lentes, criando uma narrativa visual que retrata desde paisagens gélidas até detalhes da vida selvagem local. Sua dedicação à avifauna, como o monitoramento de aves, ovos e ninhos, é uma das muitas contribuições valiosas que a obra oferece.
“O livro traz uma janela para um local onde poucas pessoas têm a oportunidade de visitar. Um continente de terra e gelo, mas muito importante para a humanidade, principalmente para o Brasil, influenciando entre muitas coisas, o clima. Com suas características únicas, o lugar guarda muitas riquezas e todos temos direito de conhecer, mas principalmente zelar, pois é uma maravilha natural pertencente à humanidade”, relata o autor.
Com imagens de Cesar, textos da jornalista Sílvia Marcuzzo e realização da Simples Assim, produtora cultural de Novo Hamburgo, o livro oferece uma rica combinação de ciência e arte, conduzindo o leitor por uma jornada que vai além da exploração científica. O resultado é uma obra que documenta a singularidade do ecossistema antártico e as experiências pessoais do autor, que passou natais, aniversários e outras datas especiais durante suas viagens, sempre com a paixão pela região latente em cada imagem.
Além disso, o livro relembra momentos impactantes das expedições, como o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em fevereiro de 2012. Cesar esteve presente durante o acidente e capturou imagens que circularam pelo mundo, algumas das quais estão presentes na obra, adicionando um elemento histórico às suas fotografias.
Como adquirir
O livro “Expedições Antárticas” ficará disponível, após o lançamento, para venda na Livraria No Pátio (Avenida São Borja, 97 – Rio Branco), em São Leopoldo; na Infinity Livros & Ideias (Feevale Campus II – Vila Nova), em Novo Hamburgo e na Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico), em Porto Alegre.
Para tornar o projeto acessível e inclusivo a todos os públicos, o livro também está disponível no formato EPUB, para pessoas cegas ou com baixa visão. Basta enviar um e-mail para contato@simplesassim.art.
Também é possível adquirir a obra através do site oficial.
Atividades pedagógicas
O projeto ainda abrange atividades pedagógicas elaboradas para ajudar professores do 6º ao 9º ano a abordarem assuntos relacionados com o livro em sala de aula. De caráter interdisciplinar, o objetivo geral das atividades é promover metodologias ativas através de conteúdos sobre os polos, tendo embasamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conteúdo está disponível no site do projeto.
Além disso, 60% do livro terá distribuição gratuita, principalmente para universidades e centros universitários. Ainda, o autor percorrerá escolas municipais das cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo para a realização de bate-papos com alunos sobre o livro.
O projeto (PRONAC 193467) conta com patrocínio master da Ventos do Sul, patrocínio da TFL do Brasil, Tramonto Jeep, Baldo, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, copatrocínio da Courovale, Halo Origem e Calçados Karyby, apoio da Marinha do Brasil e Realização da Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal: União e Reconstrução, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Texto divulgado pelo time de Assessoria de Imprensa da Éfe Reputação. Release publicado pelos veículos Gaúcha ZH, Correio do Povo e Jornal do Comércio.