Qual é o impacto da falta de segurança digital na reputação de uma empresa?
Todos os dias, disponibilizamos centenas, milhares de dados pessoais e empresariais em ferramentas online, conscientemente ou não. Isso faz com que a segurança digital seja um ativo não só precioso, mas também vulnerável. Casos de violação, vazamento ou ataque cibernético colocam a reputação de empresas de todos os portes em risco, pois a confiança depositada pelos clientes está diretamente ligada à sua capacidade de proteger informações e dados críticos.
Quanto custa um ataque à reputação?
Uma falha de segurança não significa apenas prejuízo financeiro, mas também o desgaste da reputação corporativa. Não à toa, a cibersegurança é apontada pelo Internal Audit Foundation em seu relatório anual como o principal risco a ser enfrentado pelas companhias em 2025.
Cada vazamento de dados coloca em dúvida a integridade e capacidade de proteger informações sensíveis, trazendo desconfiança aos clientes e parceiros. E quando o risco aumenta, os custos e prejuízos também crescem. Para evitar que a falta de segurança digital abale a imagem da empresa, é fundamental adotar uma estratégia de prevenção e conscientização, que passa também pela capacitação dos colaboradores em dois aspectos: comportamento em relação aos ataques e reputação da empresa.
A vulnerabilidade humana: um risco constante
O fator humano ainda é o maior facilitador de ataques digitais. Segundo a pesquisa IS4all, da Netfive, 60% dos gaúchos admitem usar a mesma senha em diversas contas, enquanto 25% compartilham suas senhas com colegas, amigos e familiares.
Outro problema grave é a negligência na escolha e no uso de senhas. Como apontou a NordPass em seu relatório anual, “123456” permanece entre as senhas mais populares e frágeis.
Essas práticas, embora comuns, são um reflexo da falta de conscientização sobre a importância da segurança digital e podem gerar uma crise reputacional desnecessária.
Construindo uma cultura de segurança
Construir uma cultura de segurança digital protege os dados e reforça junto aos stakeholders o compromisso da empresa com a confiança e a transparência. Promover treinamentos contínuos para os colaboradores são práticas que fortalecem a imagem da empresa como uma organização responsável e moderna, preparada para enfrentar os desafios da era digital.
Para colaborar com essa formação, estruturamos alguns workshops que tratam de assuntos como gestão de crises, reputação digital e inteligência artificial para auxiliar as lideranças a entenderem os riscos e impactos possíveis para os negócios. Além disso, nossa metodologia de planejamento de prevenção de crises contempla a possibilidade da ação de hackers e o vazamento de informações. Quer saber como levar os workshops ou estruturar um plano específico para sua empresa? Marque uma call com a Fabiane Madeira.