Aprender para (re)construir

Apesar de as águas já terem baixado em boa parte do Rio Grande do Sul, nós continuamos vivendo a crise – econômica, social, política, humanitária – causada pela catástrofe climática vivida no Estado em maio. O momento agora é de dar um próximo passo e retomar os negócios para colaborar com a reconstrução e a retomada da nossa economia, ajudando a reduzir o impacto ou até mitigar os problemas causados pela crise.

Serão pequenos passos, mas que precisam ser constantes. É necessário ter em mente que ainda vivemos um momento muito delicado, que exige de todos – empresas e pessoas – encontrar o equilíbrio entre fazer os negócios, ser empático com a dor e o momento das outras pessoas e ser resiliente, sabendo enfrentar e buscar novas soluções.

Esse próximo passo precisa ser bem calculado, sob o risco de impactar negativamente não apenas nos resultados financeiros – que já podem estar abalados -, mas também na reputação do negócio. Isso acontece porque, como nós explicamos no e-book Afinal, o que é Reputação Corporativa?, a reputação é formada na cabeça do outro a partir das nossas ações – e quando fazemos algo inapropriado para o momento, essa atitude soma pontos negativos na equação da boa ou má reputação. A reputação é corrida de longo prazo.

 

Então, como devo proceder para retomar?

 

Nosso time de estratégia de reputação pode dar algumas dicas: 

  • Se você ainda não tem, elabore um planejamento de comunicação para enviar as mensagens certas para seus públicos (em especial os clientes, colaboradores e fornecedores). Isso ajuda a impulsionar seus resultados mais rápido.
  • Tenha clara a diferença entre enxergar uma oportunidade (e toda crise tem oportunidades) e ser oportunista. As pessoas estão mais sensíveis – e atentas – em relação a isso.
  • Entenda que a gestão de uma crise tão impactante como a que estamos vivendo acontece em ciclos de gestão contínua que rodam em paralelo, conforme as especificidades de cada público. Quanto mais públicos sua empresa precisa atender, mais ciclos rodando e, quem está mais preparado, faz isso de forma menos traumática;
  • Mensurou o tamanho do impacto das enchentes no seu negócio, direta ou indiretamente? Aprenda com isso! Como dissemos aqui, toda crise tem que trazer mudanças. O que vivemos precisa se converter em aprendizados e modificar as pessoas e as empresas, o que nos permitirá construir um futuro mais resiliente para todos.

 

Um dos grandes aprendizados que tivemos com a pandemia de 2020 foi que a crise acelera o futuro.

 

Foi “de repente” que boa parte dos brasileiros aprendeu a usar o gov.br, a comprar online – inclusive insumos básicos – e a se relacionar cada vez mais mediada por telas. Também foi “de repente” que as empresas digitalizaram suas vendas e atendimentos, investiram em canais de comunicação digitais – como diz o Dado Schneider em relação ao futuro, vivemos (e vimos com nossos olhos) a aceleração da velocidade da mudança.

Vamos, sim, reconstruir o Estado. E também, vamos, sim, reconstruir os empreendimentos, em muitos casos, sobre novos alicerces.