Saiba como a produção de conteúdo pode ser uma aliada para a reputação corporativa
Cada vez mais, ter uma boa reputação é pré-requisito para que as empresas sejam bem sucedidas e tenham uma vida mais longa. Já falamos sobre isso em outro post. É muito importante que gestores e empresários saibam que a reputação corporativa é mais do que simplesmente a imagem que uma empresa transmite. É a representação coletiva das ações passadas e dos resultados da organização, por meio dos quais a empresa demonstra sua habilidade em causar impacto e gerar valor para clientes, acionistas, empregados, fornecedores e outros públicos importantes que compõem a organização como um todo.
O fato é que criar e manter essa reputação exige planejamento e deve ser visto como um item importante no processo de gestão de riscos da empresa. Nesse contexto, o gerenciamento de conteúdo pode ser um aliado. A importância da produção de conteúdo já foi percebida há muito tempo por profissionais de comunicação. Hoje, essa estratégia é vista como uma ponte para encurtar o caminho até os públicos-alvo de uma organização.
Qual a importância da reputação?
Uma vez que você está próximo de quem consome o seu produto, toda a ação executada resultará em um impacto mais dinâmico e a sua empresa ou marca se colocará ainda mais presente no cotidiano dos seus clientes e futuros clientes. Confiança ainda é fator preponderante para os consumidores no momento de decisão de compra, e a melhor maneira de construí-la é através de um relacionamento próximo, honesto e bem planejado.
Logo que a empresa, por meio de profissionais especializados na área de comunicação, se dedica a produzir conteúdos relevantes em que seja possível visualizar resultados práticos a partir de um objetivo estabelecido no planejamento de comunicação, a reputação corporativa está bem amparada pela criação de valores positivos para o público que enxergar o trabalho da marca.
Um exemplo prático da importância da produção de conteúdo para a reputação e como isso reflete em outras questões da empresa, é a marca de action cameras GoPro, que tem uma estratégia altamente baseada na produção de conteúdo colaborativo. A empresa adotou a estratégia de estimular seus clientes a compartilharem suas próprias experiências e conteúdos criados com seus produtos, e então passou a compartilhar esses conteúdos em seus canais. Como consequência disso, a marca começou a aumentar cada vez mais o engajamento dos usuários, e os seus vídeos foram ficando cada vez mais populares. O resultado? Qual a primeira marca que você pensa quando ouve falar em action cameras? GoPro, certo?
Não basta vender, é preciso se relacionar
Voltar os esforços somente para as vendas não basta. Além disso, se a sua organização estiver fazendo um bom trabalho de relacionamento, você consegue transformar esses critérios em vantagens competitivas. Dessa forma, vai aumentar o número de clientes que procuram você como a primeira, se não a única opção, no seu segmento.
Produza conteúdo para alavancar a reputação da sua marca, mas faça isso da maneira correta. Quer saber como direcionar a atuação, posicionamento e comunicação da sua empresa com foco em reputação corporativa? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira.
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