Por que é importante para a marca ter um bom relacionamento com a imprensa?
Construir e manter bons relacionamentos é uma postura fundamental a ser adotada por marcas e empresas que pretendem aumentar a sua participação no mercado. Assim como a boa relação com fornecedores pode facilitar a compra de insumos ou, ainda, aquela parceria entre os sócios ser essencial em momentos de decisão, estar próximo dos gerenciadores dos meios de comunicação é importante para quem deseja dar visibilidade e aprimorar a reputação da sua marca.
Os grupos que formam a imprensa no Brasil detêm boa parte da audiência e credibilidade daqueles que querem se manter informados. Se você acredita que apenas um perfil comercial nas redes sociais é autossuficiente enquanto vitrine da sua marca, vale ressaltar que, no Brasil, 47 milhões de pessoas ainda não têm acesso à internet (Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020). É preciso estar atento à realidade para se manter bem posicionado.
A partir de um bom relacionamento com a imprensa, há inúmeras oportunidades para fortalecer a sua empresa com notícias de interesse pessoal, coletivo ou midiático do seu público-alvo nos mais diferentes veículos de comunicação, tais como jornais, sites e portais de notícias, rádio e TV, entre outros. Estar próximo da imprensa significa interagir de maneira correta com os veículos para que a sua marca apareça, tenha um bom alcance e seja lembrada pelo seu público como referência no setor em que atua.
Marcas que se preocupam em gerenciar a sua comunicação junto à imprensa logo tem a oportunidade de dar visibilidade ao seu trabalho. Quem não gostaria de ver a imagem da sua empresa ou serviço se transformar em notícia positiva? Além disso, representantes empresariais podem se tornar fontes para embasar reportagens especializadas em um determinado assunto, agregando credibilidade à marca. O meio digital ainda é um dos espaços mais importantes para marcar presença. Logo, notícias positivas relacionadas à sua empresa em portais de notícias geram links que vão impulsionar o seu posicionamento no ranking dos mecanismos de busca do Google.
E como chegar à imprensa?
Todos sabemos do alcance que as notícias podem tomar, por isso é imprescindível que essa relação entre a marca e o veículo de comunicação seja clara, objetiva e que não possua brechas para interpretações errôneas. É aí que entra a figura da assessoria de imprensa e/ou do trabalho de profissionais ligados a gestão da comunicação, tais como assessores de imprensa, jornalistas, relações públicas e as próprias agências especializadas na prestação deste serviço, que farão o meio de campo entre a empresa e a imprensa.
Esse serviço conecta o seu negócio com a mídia, jornalistas, formadores de opinião e influenciadores, aumentando assim a exposição da sua marca, a credibilidade do seu negócio e a reputação entre os públicos. Profissionais da comunicação também são habilitados e auxiliam no processo de media training, ou seja, um treinamento realizado com o objetivo de preparar o representante de uma marca ou organização – geralmente um diretor ou o presidente – para dar entrevistas à imprensa. A preparação do porta-voz inclui como ele deve agir e falar diante dos jornalistas, briefing sobre as informações que serão passadas, entre outras informações.
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