Para que serve o planejamento de comunicação e porque você precisa de um!
Não há relacionamento que não contemple a comunicação. Ter essa premissa em mente é o primeiro passo para entender a importância de um planejamento de comunicação nas organizações. A iniciativa é essencial para os mais diversos setores, especialmente para os empreendimentos que desejam instituir uma comunicação integrada.
Responsável por definir a troca de informações entre os envolvidos nos projetos da organização, esse plano será responsável por auxiliar na definição das diretrizes do posicionamento de qualquer marca. O planejamento pode incluir até mesmo as informações que forem relacionadas aos patrocínios e aos investimentos de projetos. Além disso, deve contemplar os relacionamentos externos, como o contato com a imprensa, as mídias digitais e com o público.
Em um contexto de gerenciamento de riscos de uma empresa, marca ou projeto, de pequeno a grande porte, o plano de comunicação se insere como um dos pilares principais e, sendo um ‘plano’, precisa ser muito bem pensado, preferencialmente por profissionais da área.
Em linhas gerais, é possível dividir um planejamento de comunicação em 6 perguntas principais. São elas:
- Quem? Qual é o seu público-alvo e para quem será direcionada a comunicação da empresa;
- O quê? Quais mensagens serão transmitidas, tanto interna quanto externamente;
- Quando? Como será o calendário e a periodicidade da comunicação;
- Por quê? Os resultados que se pretende alcançar com as estratégias de comunicação da empresa;
- Como? Quais são os meios utilizados para realizar a comunicação;
- Por quem? Quem será o “porta-voz” da empresa ou qual será o perfil adotado para interlocução com o público.
Os tópicos acima podem servir como um pontapé inicial para que a empresa tenha clareza na hora de definir quais ações serão tomadas, tanto internamente quanto nas estratégias de marketing. Como já dito anteriormente, ao contrário dos efeitos de práticas não planejadas, procedimentos guiados pelo plano geram efeitos positivos, possibilitando um maior aproveitamento, inclusive, do próprio orçamento disponível.
O site especializado Guia do Investimento cita outras vantagens de se ter um planejamento de comunicação:
- Posicionamento da marca
O posicionamento da marca refere-se a forma como a empresa deseja ser vista pelos seus clientes, isto é, não significa como os consumidores enxergam a marca, mas sim, como você quer que eles a vejam. Mas, para isso, é preciso atenção em alguns aspectos, principalmente, aos métodos de comunicação com o público
- Conhecer o público
O plano de comunicação é fundamental para que a empresa conheça melhor o seu público. Em um mundo cada vez mais repleto de informações, o consumidor é obrigado a filtrar os conteúdos que recebe, buscando aquilo que é relevante para ele. Nesse cenário, os empreendimentos precisam conhecer as necessidades do público.
- Visibilidade no mundo digital.
Hoje em dia, não tem mais como fugir do ambiente digital. O plano de comunicação é fundamental nesse sentido, pois ele demonstrará qual é o melhor meio de publicidade, de acordo com as especificações da empresa.
Agora que você já sabe porque é fundamental que a sua empresa tenha um plano de comunicação, que tal marcar uma conversa com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira? Ela vai mostrar pra você na prática como esse plano de comunicação fará o seu negócio crescer de forma saudável e lucrativa.
O que é curadoria e porque pode fazer a diferença para o seu negócio
27 de abril de 2021 @ 10:49
[…] curadoria exige menos investimentos que a produção de conteúdo autoral e ajuda a compor um bom planejamento de comunicação e […]
Reputação empresarial: 5 passos para evitar deslizes - Efe Reputação
10 de setembro de 2021 @ 11:03
[…] ao mesmo tempo em que entende os melhores caminhos para sair de um eventual problema. Um bom planejamento de comunicação leva em conta o fortalecimento da reputação corporativa e as formas de atuar quando há algum […]