O que é curadoria de conteúdo e porque ela pode fazer a diferença para o seu negócio

Cada vez mais a curadoria de conteúdo ganha espaço nas estratégias de conteúdo e marketing das empresas ajudando outras estratégias de comunicação a aumentar a reputação corporativa das empresas. Mas você já parou para pensar no volume de conteúdo que você e o seu público consomem diariamente? De acordo com dados da University of Southern California, a cada 24 horas, consumimos, em média, o equivalente a 174 jornais. É o que os estudiosos chamam de infoxicação, termo criado em 1996 pelo físico espanhol Alfons Cornellá que, já naquela época, entendeu que a quantidade massiva de dados disponíveis é muito superior à nossa capacidade de processá-los.

Nesse contexto, fica cada vez mais difícil segmentar o consumo daqueles conteúdos que, de fato, sejam importantes para você e para o seu negócio. E é aí que entra um serviço que, não por acaso, vem se popularizando nas áreas de comunicação e marketing: a curadoria de conteúdo. Esta é uma forma simples e bastante assertiva de manter a sua audiência bem informada. O processo consiste em buscar, selecionar, classificar e compartilhar conteúdo relevante e útil de diversas fontes de informação, com o objetivo de gerar mais engajamento do seu público.

 

Por que fazer curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo, em especial no ambiente digital, traz vantagens como:

  • Otimização do orçamento de marketing: uma boa curadoria exige menos investimentos que a produção de conteúdo autoral e ajuda a compor um bom planejamento de comunicação e marketing;
  • Mostra que você se preocupa com o público: ao buscar os melhores conteúdos e selecioná-los, você está prestando um serviço para seu público. Ou seja, aumenta a reputação da marca perante seus diferentes públicos;
  • Educa a audiência: com mais conteúdos de várias referências, você ajuda a formar uma massa crítica na audiência, especialmente, se houver o contraditório;
  • Melhorar o SEO: quando você elenca os melhores conteúdos, como por exemplo, uma lista dos melhores sites de determinada área, você otimiza o SEO do seu site se conseguir focar nas suas palavras-chave.

Com a curadoria, sua marca se diferencia das demais, sejam elas ou não suas concorrentes diretas, não somente pelo produto ou serviço que oferece, mas também pelos processos comunicais dos quais se utiliza para passar uma mensagem. Com um serviço de curadoria de conteúdo realizado por profissionais, você fortalece o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros de negócios, pois estabelece uma maior proximidade com quem consome um conteúdo relacionado a sua marca. Você construirá um viés de referência para assuntos de interesse do seu público e a quem mais for possível alcançar.

 

Curadoria de Conteúdo é com a Éfe Reputação de Marcas Fortes

A equipe da Éfe Reputação de Marcas Fortes viu a procura pela curadoria de conteúdo crescer nos últimos meses, tanto por parte de empresas quanto por parte de executivos e profissionais liberais. As marcas estão percebendo que, mais do que produzir, é importante ajudar o seu público a selecionar o que realmente é importante. O resultado? Conteúdo de alto engajamento, totalmente alinhado com os objetivos do cliente. 

Se você quiser conhecer uma das curadorias de conteúdo que produzimos, acompanhe a newsletter Direção Beta, que editamos semanalmente para a De Bernt Soluções para Gestão de Talentos. Cadastre-se e acompanhe. Se quiser saber mais ou de que forma podemos fazer uma curadoria de conteúdo para sua marca, entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira.