Como saber se a Assessoria de Imprensa dá resultado?
Recentemente, o Núcleo de Assessoria de Imprensa da Éfe fez uma reformulação nos relatórios de mensuração de resultados dos nossos clientes. Enxergamos a necessidade de trazer ainda mais dados relevantes sobre as inserções conquistadas e principalmente, indicadores de desempenho, para comprovar a relevância das estratégias utilizadas.
O uso de indicadores permite que as empresas acompanhem os resultados obtidos, oferecendo uma visão clara do retorno sobre o investimento (ROI) em assessoria de imprensa. Ao mensurar o impacto das inserções na mídia, é possível verificar que essa estratégia muitas vezes tem um custo-benefício mais vantajoso que a publicidade paga, uma vez que gera visibilidade orgânica, credibilidade e reputação.
Além disso, os indicadores também contribuem para mostrar que o trabalho realizado na assessoria de imprensa tem um impacto de longo prazo. A construção de uma imagem positiva e de confiança junto ao público e à mídia não acontece da noite para o dia – e a análise contínua dos resultados permite ajustes nas estratégias, garantindo que as ações estejam alinhadas com os objetivos da empresa.
Quais indicadores utilizar?
A escolha dos indicadores a serem mensurados muitas vezes pode variar conforme o perfil e os objetivos de cada empresa. Mas entre os principais estão:
Total de inserções por mídia: indica quantas vezes a marca foi mencionada nos mais diversos canais (impressos, sites, rádios, TV).
Valoração: equivalência do valor das inserções conquistadas de forma orgânica ao valor em mídia paga.
Sentimento: analisa se as menções foram positivas, neutras ou negativas.
Origem das pautas: mostra quantas foram ativas (sugestões enviadas pela assessoria de imprensa) e quais foram espontâneas (quando o veículo é quem toma a iniciativa)
Protagonismo: classificação das inserções segundo o protagonismo da marca nas matérias. A inserção pode trazer a marca como o foco principal ou ela pode ter sido apenas citada de forma secundária, no contexto da notícia.
O monitoramento reforça o quanto a assessoria de imprensa é uma estratégia fundamental para a construção de reputação, independentemente do tamanho da empresa. A presença constante e estratégica nos meios de comunicação fortalece a marca, proporcionando resultados que vão além da visibilidade imediata – como explicamos aqui -, influenciando positivamente a percepção do público no longo prazo.
Quer ter uma presença qualificada na mídia e mensurar seus resultados? Chama a Éfe para te ajudar.