4 serviços que são assessoria de imprensa e talvez você não saiba
A assessoria de imprensa é um ramo da comunicação que busca criar uma boa relação com canais de informação e, assim, gerar divulgação espontânea para a marca ou empresa que contrata esse serviço. Ela é fundamental para gerar uma boa reputação para uma marca. Geralmente, é muito utilizada na divulgação de produtos e eventos, mas o que muita gente não sabe é que assessoria de imprensa também é uma ferramenta crucial para o crescimento institucional das marcas e negócios.
Confira abaixo 4 serviços que são da assessoria de imprensa e que talvez você não saiba:
- Gestão de imagem
Se você tem dúvidas sobre como transmitir a mensagem certa da sua marca para o público, a resposta pode estar na assessoria de imprensa. Por meio de um trabalho de gestão de imagem, é possível agregar valor à sua marca para que ela se mantenha presente no dia a dia dos clientes. Isso se faz tendo um bom relacionamento com os meios de comunicação (imprensa) e com uma estratégia de marketing consistente e coerente nos canais oficiais da empresa. O processo precisa ser bem estudado e aplicado por profissionais especializados.
- Ferramenta de influência
A assessoria de imprensa tem conhecimento e influência para que a sua marca esteja presente nos veículos de comunicação como fonte nos materiais produzidos. Mas estar também atuando junto a influenciadores digitais é mais do que necessário. A assessoria hoje busca ampliar a visibilidade perante seus consumidores através de influenciadores digitais, que passam a enxergá-la como uma especialista em seu segmento ou considerá-lo para compra. Esta é mais uma forma da empresa agregar credibilidade ao seu trabalho.
- Media Training
Este serviço é oferecido no intuito de evitar que posturas ou falas desagradáveis do representante da marca durante alguma entrevista. O propósito aqui é o de treinar um ou mais porta-vozes para falar em público, em uma situação de estresse como entrevistas coletivas, por exemplo. Afinal, o porta-voz precisa ter uma postura correta e saber exatamente quais informações disponibilizar para os jornais – falar muito ou pouco pode ser prejudicial. É uma ferramenta estratégica a fim de garantir o sucesso da visibilidade da marca e evitar algum tipo de crise.
- Gestão de crise
Este modelo de assessoria é focado essencialmente em fazer com que crises de imagem tenham o menor impacto possível na marca. Se não for possível evitar, a empresa precisa ao menos se posicionar, para mostrar que está preocupada com a crise e que irá solucionar o problema. Durante essas situações, adotar o tom errado perante o público ou mesmo divulgar informações equivocadas podem agravar o problema. O assessor de imprensa é o profissional ideal para trabalhar em estratégias efetivas para atravessar alguma crise. Lembre-se que a imagem e reputação da sua marca estão em jogo.
A assessoria de imprensa é um serviço essencial na gestão de marcas hoje em dia. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira e saiba mais sobre esse serviço super estratégico desenvolvido pela Éfe.
O que pode destruir a reputação de uma marca?
25 de janeiro de 2022 @ 15:53
[…] As marcas que preferem deixar as críticas de lado, estão arriscando a sua reputação. Elas demonstram uma forte preferência em fazer as coisas do seu jeito, mesmo em áreas que exigem colaboração para garantir que uma solução atenda às necessidades de todos. Nesse aspecto, é positivo para a empresa responder às críticas em um tom amigável, compreensivo e partindo da premissa de que irá reconsiderar a sua postura em relação ao que motivou o erro. Isso também está ligada a uma boa gestão de crise. […]