4 serviços que são assessoria de imprensa e talvez você não saiba

A assessoria de imprensa é um ramo da comunicação que busca criar uma boa relação com canais de informação e, assim, gerar divulgação espontânea para a marca ou empresa que contrata esse serviço. Ela é fundamental para gerar uma boa reputação para uma marca. Geralmente, é muito utilizada na divulgação de produtos e eventos, mas o que muita gente não sabe é que assessoria de imprensa também é uma ferramenta crucial para o crescimento institucional das marcas e negócios. 

Confira abaixo 4 serviços que são da assessoria de imprensa e que talvez você não saiba:

 

  1. Gestão de imagem

Se você tem dúvidas sobre como transmitir a mensagem certa da sua marca para o público, a resposta pode estar na assessoria de imprensa. Por meio de um trabalho de gestão de imagem, é possível agregar valor à sua marca para que ela se mantenha presente no dia a dia dos clientes. Isso se faz tendo um bom relacionamento com os meios de comunicação (imprensa) e com uma estratégia de marketing consistente e coerente nos canais oficiais da empresa. O processo precisa ser bem estudado e aplicado por profissionais especializados.

 

  1. Ferramenta de influência

A assessoria de imprensa tem conhecimento e influência para que a sua marca esteja presente nos veículos de comunicação como fonte nos materiais produzidos. Mas estar também atuando junto a influenciadores digitais é mais do que necessário. A assessoria hoje busca ampliar a visibilidade perante seus consumidores através de influenciadores digitais, que passam a enxergá-la como uma especialista em seu segmento ou considerá-lo para compra. Esta é mais uma forma da empresa agregar credibilidade ao seu trabalho.

 

  1. Media Training

Este serviço é oferecido no intuito de evitar que posturas ou falas desagradáveis do representante da marca durante alguma entrevista. O propósito aqui é o de treinar um ou mais porta-vozes para falar em público, em uma situação de estresse como entrevistas coletivas, por exemplo. Afinal, o porta-voz precisa ter uma postura correta e saber exatamente quais informações disponibilizar para os jornais – falar muito ou pouco pode ser prejudicial. É uma ferramenta estratégica a fim de garantir o sucesso da visibilidade da marca e evitar algum tipo de crise.

 

  1. Gestão de crise

Este modelo de assessoria é focado essencialmente em fazer com que crises de imagem tenham o menor impacto possível na marca. Se não for possível evitar, a empresa precisa ao menos se posicionar, para mostrar que está preocupada com a crise e que irá solucionar o problema. Durante essas situações, adotar o tom errado perante o público ou mesmo divulgar informações equivocadas podem agravar o problema. O assessor de imprensa é o profissional ideal para trabalhar em estratégias efetivas para atravessar alguma crise. Lembre-se que a imagem e reputação da sua marca estão em jogo.

 

A assessoria de imprensa é um serviço essencial na gestão de marcas hoje em dia. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira e saiba mais sobre esse serviço super estratégico desenvolvido pela Éfe.