10 insights sobre a Gramado Summit exclusivas para você
Começamos por uma constatação: respirar novos ares e buscar inspiração no que está sendo feito por aí é revigorante. Participamos na última semana da Gramado Summit, considerado o maior brainstorm da América Latina, e separamos os insights mais relevantes para compartilhar especialmente com você, nosso cliente:
1) Não há mais espaço para amadorismo, inclusive no que tange ao que entendemos ser o coração e a mente das empresas. É preciso ter propósitos claros, factíveis e coerentes com as ações Ao entender a sua marca, você conhece seu público e consequentemente traça rotas mais corretas e não perde tempo e dinheiro em estratégias equivocadas.
2) Chega de lucro pelo lucro. Os negócios precisam entregar resultados para suas comunidades, para seus fornecedores, para seus colaboradores. É o capitalismo voltado para os stakeholders, alinhado com as estratégias de ESG. É preciso deixar legado no mundo.
3) A pandemia deixou impactos importantes no sentimento dos consumidores. Eles não querem mais mudanças drásticas; estão, em sua maioria, cansados. Qualquer mudança pequena já gera apreensão, estresse e desistência da intenção de compra. Isso significa não mudar? De forma alguma. Significa que é preciso pensar melhor nas estratégias de comunicação para que o processo seja o mais tranquilo possível.
4) Saia da sua bolha pessoal. Quem se relaciona apenas com seus pares está deixando de ver o que o mundo lá fora está dizendo. Para criar boas estratégias é preciso conviver e entender perfis diferentes de pessoas, realidades opostas a sua, posicionamentos com os quais você não concorda. Não basta apenas repertório, tem que ser repertório fora da sua zona de conforto.
5) Ao mesmo tempo, os consumidores estão mais organizados em tribos, nas quais consomem produtos afins. Eles querem se sentir representados, atendidos, ouvidos e pertencentes. Cada turma com a sua necessidade e produtos. Pertencimento anda lado a lado da consciência.
6) A verdade vende. Parece antigo, né? Mas nunca foi tão atual. Os consumidores exigem cada vez mais coerência das marcas e quem ainda não percebeu está dois passos atrás. Propósito, valores e causas precisam estar na pauta do dia. No planejamento, no discurso e, principalmente, na prática.
7) Ainda sobre conhecer o consumidor: lembre-se que passar o cartão de crédito é o último passo da jornada de compra do cliente. Com tanta exaustão e tarefas a fazer – e tamanha concorrência – você não pode se dar ao luxo do cliente desistir de comprar simplesmente porque você complica as coisas. Facilite a vida de quem quer adquirir seu produto ou serviço, esteja presente nos canais que eles querem.
8) O planejamento estratégico ainda é importante, mas não é mais estático. As empresas precisam ter jogo de cintura – e bons líderes – para entender que o futuro não chega em 5 anos, é amanhã. Quem não entender que a velocidade do mercado aumentou radicalmente terá problemas.
9) A comunicação, cada vez mais, precisa estar no core das empresas. Não adianta ter o produto mais incrível se isso não está na cabeça do seu consumidor. Ela precisa falar com seus públicos de forma personalizada, nos canais certos e extrapolando o oferecimento do produto/serviço. É preciso entregar inteligência, assertividade, criatividade e canais de escuta ativa.
10) Por último, mas não menos importante, a certeza de que estamos no caminho certo. Nunca a palavra reputação foi tão falada. Ela permeia o ambiente digital, as relações com os demais stakeholders, a conversa direta com o consumidor, a necessidade de engajar os colaboradores. Não basta mais existir, é preciso conquistar o respeito em todos os aspectos.
Se quiser conversar sobre como estamos enxergando todos esses movimentos e tendências e de que forma podemos contribuir para fortalecer ainda mais sua marca, chame a nossa head de estratégia Fabiane Madeira para um papo. Certeza de que será enriquecedor.