O que é Assessoria de Imprensa e as vantagens para seu negócio

Estratégias de comunicação com o público e divulgação dos produtos e serviços costumam estar no planejamento estratégico das empresas. Mas contratar uma assessoria de imprensa nem sempre faz parte das ações previstas e, muitas vezes, é um assunto que gera muitas dúvidas. Essa postura pode não ser a mais adequada, especialmente se você está atento para a reputação da sua marca. Neste post, vamos explicar o que é o trabalho de assessoria de imprensa. 

Lembre-se sempre: quem não é visto, não é lembrado!

 

Como atua uma assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma atividade ligada à comunicação corporativa e tem como objetivo principal a obtenção de mídia espontânea para a empresa, ou seja, a menção positiva de uma marca em um conteúdo publicado por veículos de imprensa. Isso é feito, principalmente, por meio do contato com jornalistas que trabalham em diferentes veículos. 

Por outro lado, a função do(a) assessor(a) de imprensa vai muito além do relacionamento com os veículos de comunicação. As ações propostas têm como objetivo estruturar a comunicação como um todo, para que ela impulsione o crescimento da sua empresa e atinja seu público de interesse, de maneira completa e por diversos meios. Outro exemplo de função importante da assessoria é ajudar a sua empresa a passar por momentos de crise, que podem ser bastante comuns quando o seu empreendimento começa a crescer.

As marcas que podem se beneficiar do serviço de assessoria de imprensa pertencem normalmente a empresas privadas, públicas, sem fins lucrativos ou pessoas físicas. Elas podem criar equipes próprias para essa finalidade ou, então, contratar agências ou mesmo profissionais autônomos da área.

É importante se atentar a uma diferenciação: existe um outro termo, assessoria de comunicação, que pode ser confundido com assessoria de imprensa. Em tese, a assessoria de comunicação tem uma atuação mais ampla. Já a assessoria de imprensa é uma atividade especializada no relacionamento com a imprensa. 

 

Invista para ter reconhecimento 

Mais do que uma ferramenta de fortalecimento de marca, a assessoria de imprensa representa a transparência do seu negócio, pois é uma porta sempre aberta para o jornalista buscar respostas para assuntos de interesse da sociedade. Além disso, ela é o canal onde a credibilidade da empresa será alicerçada. Ser reconhecido como autoridade na sua área de atuação é um dos grandes benefícios alcançados com a exposição positiva na imprensa. E isso impacta diretamente no modo como sua empresa é vista por potenciais clientes e investidores. 

As informações trabalhadas pela assessoria de imprensa aumenta a circulação desse conteúdo para públicos potenciais de outros lugares, que não os de atuação da empresa, impactando seu reconhecimento de marca e credibilidade. Podendo inclusive, abrir espaço para novos negócios.

 

O jeito da Éfe de fazer assessoria de imprensa

Aqui na Éfe nossa metodologia amplia o conceito de assessoria de imprensa. Como entendemos a assessoria de imprensa como uma excelente ferramenta para gerar, consolidar e ampliar a reputação dos clientes, nós trabalhamos de forma estratégica tanto com jornalistas, quanto com influenciadores digitais. O objetivo é sempre priorizar a informação qualificada no veículo adequado. 

Priorizamos a qualidade, assertividade e resultado das inserções que obtemos para nossos clientes ao volume e pulverização das informações. Ou seja, cada inserção é cuidadosamente planejada para contribuir com o objetivo do cliente e aumentar o capital reputacional.

Para chegarmos a esses resultados, usamos diferentes estratégias de acordo com cada situação. Notas e releases, ações de relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais, press trip, coletivas de imprensa… as formas são diversas, mas o a premissa é sempre a mesma: estar alinhado ao que o cliente espera. 

 

Que tal comprovar todos esses benefícios na prática? Entre em contato e fale com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira.