O que a desclassificação de Wanessa Camargo no BBB nos fala sobre gestão de crise?
*Poli Lopes
Não é novidade que a visibilidade dada aos participantes do BBB impacta em suas reputações, pro bem e pro mal. Em 2024, a cantora Wanessa Camargo enfrentou, ainda na casa, uma grande crise de imagem, a qual não se encerrou com sua saída “pelos fundos” do programa. Acusada de racismo desde o início, ela foi confrontada com suas falas – todas registradas em vídeo, claro! – e, como figura pública, precisou de um gerenciamento de crise que iniciou antes da desclassificação.
No domingo, Wanessa foi entrevistada pela jornalista Renata Ceribelli para o Fantástico e, agora, sua equipe afirma que a entrevista foi “maliciosa”. No vídeo, percebe-se uma fonte titubeante em algumas falas e uma jornalista enfática, corroborada por uma edição ilustrada por recortes de vídeos do programa.
Desse episódio, podemos tirar algumas lições:
– nunca sabemos quando uma crise vai acontecer, mas temos certeza que acontecerá! Por isso, pessoas públicas, assim como as empresas, precisam de um plano de gerenciamento de crise que mapeie problemas e lhe deixe preparado para ter respostas e atitudes rápidas, consistentes e coerentes com os propósitos do seu negócio;
– quanto mais sabemos sobre o problema, mais preparados para gerenciar a crise ficamos. No caso do BBB, figuras públicas deveriam contar um acompanhamento 24/7 dos seus passos e falas no pay-per-view, além de um monitoramento de menções diretas e/ou relacionadas nos canais sociais. Essas práticas ajudam a equipe a identificar pontos sensíveis, possíveis crises e seus desdobramentos;
– media training é uma ferramenta muito importante para pessoas públicas, assim como para as lideranças. Porém, há fatores que vão além da preparação técnica da fonte, como seu preparo emocional, o perfil do repórter, o alcance da reportagem, a própria edição e os viéses editoriais do veículo. Isso não significa que a fonte não precisa dessa qualificação: se um ótimo speaker pode ser desqualificado, o que acontece com quem não está minimamente preparado?
Se a possibilidade de uma crise é uma preocupação para você, antecipe-se. Chame a Éfe e vamos, juntos, elaborar o seu plano de gerenciamento!