Estratégia de PR contribui para recorde de público do Estância da Arte na Expointer
Destacar uma iniciativa cultural em um evento de agronegócio. Esse foi o desafio do time de PR da Éfe Reputação ao assumir, em 2023, a assessoria de imprensa e a execução da ação de relacionamento do projeto Estância da Arte, uma iniciativa da produtora Simples Assim que celebra a cultura do campo gaúcho por obras de artistas locais na Expointer. Desafio esse que se repete em 2024.
A estratégia de assessoria foi dividida em três fases. Antes do evento, focamos em apresentar o projeto à mídia, estimulando a visita e divulgando os artistas participantes em suas cidades locais. Os materiais personalizados para cada localidade, destacavam o artista e sua obra. No total, foram 16 cidades trabalhadas, a exemplo de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul.
Durante a feira, reforçamos a visibilidade mediante entrevistas com os artistas e matérias, trabalhando as obras e a acessibilidade para pessoas com deficiência visual, assim como a reputação positiva do projeto. E, após o evento, direcionamos nossa energia para a pauta das oficinas educativas que o Estância da Arte oferece em escolas, ampliando seu impacto para além da Expointer.
O resultado extrapola o número de inserções e fica evidente no recorde de público do projeto. Foram cerca de 40 mil visitantes durante os dias da Expointer, o maior número em três edições. No total, nossa estratégia resultou em 56 inserções na mídia estadual, abrangendo rádio, televisão, online e impressos, em pouco mais de 30 dias.
Ação de relacionamento potencializou a divulgação
A estratégia de PR contou também com uma ação de relacionamento com influenciadores digitais – ação inédita para o projeto. Trabalhamos direcionando a iniciativa a figuras do segmento tradicionalista e nativista, que são parte fundamental do público-alvo da exposição. Com 15 influenciadores e artistas selecionados em todo o Estado, conseguimos 30 inserções orgânicas nas redes sociais, incluindo stories e reels, o que representa uma audiência em potencial de mais de 119 mil pessoas*, ampliando ainda mais o alcance e engajamento do projeto Estância da Arte.
Estância da Arte e Éfe Reputação na Expointer 2024
Com resultados consistentes, em 2024, a Éfe Reputação assina, novamente, a comunicação do projeto Estância da Arte.
“Tivemos uma ótima experiência com o trabalho, pois ele contribuiu para alcançarmos diferentes públicos de interesse. Destacamos a atenção personalizada para cada projeto, que proporcionou grande visibilidade na mídia regional”, explicam Camila Borniger e Daniel Henz, sócios da produtora Simples Assim, responsável pelo projeto.
“É importante entender que, quando falamos em reputação, não estamos apenas falando de grandes marcas ou empresas. Ela está presente em todos os segmentos, pode ser de um projeto incentivado, como o Estância da Arte, uma cidade ou até mesmo um setor específico da empresa”, explica a consultora e CEO da Éfe, Fabiane Madeira.