Como criar uma ação rápida de relacionamento para a sua empresa
Nós já falamos aqui que ações de relacionamento são fundamentais para a construção de uma boa reputação da empresa, de suas marcas e, claro, dos produtos ou serviços que presta. E isso vale para negócios de todos os portes! Mas se você ainda acha que se relacionar com formadores de opinião não é para o seu negócio, esse texto é para você!
Artigo publicado no Meio & Mensagem apresenta alguns dados levantados pela pesquisa Social Commerce (realizada pelo Opinion Box), como:
– 74% dos brasileiros usam as redes sociais para comprar;
– 76% dos entrevistados recorrem às redes para pesquisar produtos antes da compra;
– 56% leem a avaliação de outros clientes;
– 54% comparam preços online entre marcas concorrentes.
Sabendo disso, você acha que realmente deve deixar de lado a influência digital na hora de promover sua marca, seus novos produtos ou seus serviços? Ao realizar uma ação de influência para um nicho de público, você aproveita o poder do boca-a-boca desses influenciadores (muitas vezes micro e nano) para gerar um impacto positivo na sua reputação e alcance.
As ações de relacionamento também atendem a uma demanda do consumidor por conteúdo personalizado. O relatório Next in Personalization 2021, produzido pela McKinsey & Company e divulgado recentemente por Martha Gabriel aponta que 71% dos consumidores querem interações personalizadas das empresas e 67% ficam frustrados quando isso não acontece. Ou seja, as empresas precisam demonstrar mais intimidade com os consumidores – e as que se fazem isso e se aproximam dos clientes, inclusive através de ações de influência, crescem mais rápido do que seus concorrentes.
Ações cabem em todos os orçamentos
Mesmo que o orçamento da sua empresa seja mais enxuto, pode ter certeza de que as ações de relacionamento também são para você! Recentemente nós mostramos aqui dois cases que realizamos para o Rissul: o envio de kits da cerveja Tiger, novo rótulo da Heineken, para 10 pessoas dos nossos mailings de público especializado em cerveja e imprensa; e a apresentação da cerveja Polar Puro Malte para 10 influenciadores do nicho cervejeiro.
Como dá para ver, a seleção é reduzida e, ao mesmo tempo, assertiva. O que importa em determinadas ações é falar com o consumidor final através das pessoas certas, aquelas que seu consumidor considera na hora de formar opinião sobre um produto ou serviço.
Ao realizar uma ação de relacionamento sua empresa se aproxima da influência e formadores de opinião que interessam para o negócio e consegue estreitar a relação, promovendo conversas um a um ao mesmo tempo que alcança um público maior pelo buzz gerado. O que você precisa é de um bom motivo para realizar a ação, um produto ou serviço que precise ser divulgado e contar com uma boa seleção de mailing que atenda aos seus objetivos.
Para isso, você conta a Éfe Reputação, cuja equipe é altamente especializada em ações de relacionamento de todos os portes para empresas de diferentes segmentos – tenham elas ou não aproximação com formadores de opinião.
Quer saber mais sobre esse tipo de ação e confirmar que, sim, sua empresa pode estreitar o relacionamento com influenciadores, jornalistas e formadores de opinião? Entre em contato com a nossa head de estratégia, a Fabiane Madeira, para sanar todas as suas dúvidas!