Blog da Éfe
O que o Mc Donald’s nos ensina sobre gestão de crise?
Pessoas e marcas vivem em intensa exposição, e manter uma reputação corporativa sólida exige não apenas uma boa gestão de comunicação, mas também um planejamento para lidar com os cenários adversos que se impõem no dia a dia. Na semana passada, duas notícias colocaram a rede norte-americana de fast food McDonald’s no centro de crises […]
Em 2025, não esqueça da reputação do seu negócio
Estamos no último trimestre do ano, com todos seus eventos, finalização de projetos, metas a serem cumpridas e a necessidade de planejar o próximo ano. Seu planejamento estratégico ainda é aquele clássico, com metas de curto, médio e longo prazo, sem brechas para revisão e que, boa parte das vezes, vai parar dentro da gaveta? […]
O que o ranking das marcas mais valiosas do mundo nos diz sobre reputação
Nos últimos anos, as maiores marcas do mundo enfrentaram uma perda significativa de valor, totalizando US$ 3,5 trilhões desde 2000, de acordo com o relatório Best Global Brands 2024 da Interbrand. Embora o foco em resultados financeiros de curto prazo possa parecer atraente para muitas empresas, essa abordagem tem se mostrado insustentável a longo prazo. […]
Eleições 2024 e o impacto do seu posicionamento na reputação e nos negócios
Domingo, 6 de outubro: nesse dia, todos iremos às urnas votar nas pessoas que vão liderar nossas cidades pelos próximos quatro anos. Infelizmente, o que deveria ser a ‘festa da democracia’ tem se mostrado uma ‘festa estranha com gente esquisita’, para dizer o mínimo. O que dizer da cena lamentável que assistimos ao vivo, no […]
5 lições que o caso Tallis Gomes nos ensina sobre reputação
Desde quarta passada, Tallis Gomes, empresário e até então CEO da G4 Educação, viu um simples story impactar negativamente sua vida profissional. O conteúdo machista das suas declarações provocou uma chuva de críticas, culminou com o seu afastamento da empresa que presidia e expulsão de um conselho consultivo de um grande grupo empresarial. Tudo às […]
Como saber se a Assessoria de Imprensa dá resultado?
Recentemente, o Núcleo de Assessoria de Imprensa da Éfe fez uma reformulação nos relatórios de mensuração de resultados dos nossos clientes. Enxergamos a necessidade de trazer ainda mais dados relevantes sobre as inserções conquistadas e principalmente, indicadores de desempenho, para comprovar a relevância das estratégias utilizadas. O uso de indicadores permite que as empresas acompanhem […]
Autenticidade: o que os restaurantes de Gramado podem nos ensinar sobre o conceito
A gestão de reputação deve ser pautada por três conceitos básicos: autenticidade, agilidade e alinhamento. Expliquei essa tríade em outro conteúdo, mas retomo a autenticidade por conta de uma visita à Serra Gaúcha, inspirada pelo que vi e vivi (e as conversas que tive) em Gramado. Autenticidade pode assumir rumos completamente diferentes a depender do […]
Estratégia de PR contribui para recorde de público do Estância da Arte na Expointer
Destacar uma iniciativa cultural em um evento de agronegócio. Esse foi o desafio do time de PR da Éfe Reputação ao assumir, em 2023, a assessoria de imprensa e a execução da ação de relacionamento do projeto Estância da Arte, uma iniciativa da produtora Simples Assim que celebra a cultura do campo gaúcho por obras […]
Como IAs generativas podem impactar a reputação das marcas
Lembra dessa imagem? Em julho de 2023, o comercial dos 70 anos da Volkswagen no Brasil estrelado por Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, assustou muita gente e abriu um leque de debates, desde os limites do uso das tecnologias até o nosso direito de uso de imagem pós-morte. Muita água rolou depois dessa campanha e […]